O Jogo

“NÃO VALEU A PENA ACABAR O CAMPEONATO”

Clube começa amanhã a jogar na II Divisão da AF Porto. Terminar a I Liga tinha como propósito evitar a queda, mas António Freitas não o conseguiu. O futuro chama-se Aves 1930 Presidente foi o principal rosto de uma Direção que tudo fez para ir a jogo nas

- JOÃO MAIA

O CD Aves separou-se da SAD, que entretanto desistiu do Campeonato de Portugal, e começa amanhã o campeonato da II Divisão da AF Porto. Os processos que correm na FIFA fizeram com que António Freitas criasse o CD Aves 1930, presidente que, se fosse hoje, não teria movido mundos e fundos para evitar falta de comparênci­a às duas últimas jornadas da I Liga de 2019/20.

Inicialmen­te foi contra a ideia de refundar o clube. O que o fez mudar de posição?

—Eu não fui contra, foi mais um desaba foque tive em reunião deDireção,m as posteriorm­ente vi que era a única saída.

Era a única saída ou a melhor saída?

—Foi simultanea­mente a única e a melhor. Claro que quando esta Direção se candidatou não estava minimament­e preparada para lidar com uma série de problemas que ainda continuam. Todos os dias resolvemos uns, só que depois aparecem outros.

Esta decisão de criar o CD Aves 1930 foi bem aceite pelos avenses?

—Há oposição, o que é perfeitame­nte normal, mas a massa associativ­a vai entender quando explicarmo­s tudo em assembleia geral.

O Aves vai conseguir, um dia, voltar à I Liga?

—Não sei. Vamos começar do zero e temos de subir vários degraus até lá chegar. Porém, o Aves também nos habituou, ao longo dos anos, a conseguir coisas muito positivas. Espero que quem me suceder neste mandato possa fazer mais e melhor e que daqui a seis ou sete anos possamos estar no futebol profission­al.

Só vai ficar dois anos no Aves?

—A choque sim. Tem sido muito desgastant­e e tenho vários vice-presidente­s jovens que me poderão suceder, se o clube estiver financeira­mente equilibrad­o.

Quanto gastou do seu bolso para terminar o campeonato?

—Isso não interessa muito. 50 mil euros? Não chegou a tanto, talvez 40 e tal mil.

Sabendo o que sabe hoje, tinha lutado tanto para terminar o campeonato?

—Diziam-me sempre ‘presidente tome conta do barco, senão vamos para o Distrital’. Onde estamos hoje? No Distrital. Não valeu a pena porque fizemos isso para evitarmos vir para os Distritais, mas é lá que estamos. Sinto que fui usado pela SAD e a Liga também ajudou a isso. Conseguimo­s acabar o campeonato, a Liga enviou-me umas cartas bem redigidas, mas que mandei arquivar, porque nenhuma me ajudava e eu não precisava de agradecime­ntos.

“Evitámos as faltas de comparênci­a para não irmos para a Distrital, mas é lá que estamos” “A Liga enviou-me umas cartas bem redigidas que mandei arquivar. Nenhuma me ajudava”

António Freitas

Presidente do Aves

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal