O Jogo

COP pede apoio a patrões e sindicatos

Comité Olímpico de Portugal procura aliados para proposta de benefício fiscal às empresas que promovam a atividade física dos trabalhado­res

-

Organismo presidido por José Manuel Constantin­o reuniu-se com CGTP, UGT e Confederaç­ão Empresaria­l de Portugal (CIP). Objetivo: sair da cauda da Europa quanto à atividade física dos portuguese­s

O Comité Olímpico de Portugal (COP) pediu apoio às organizaçõ­es sindicais CGTP e UGT e à Confederaç­ão Empresaria­l de Portugal (CIP) na proposta feita ao Governo para promover alterações fiscais que ajudem a economia no desporto.

“O COP apresentou ao Governo uma proposta de alteração do regime fiscal do IRC, de modo a que as empresas possam ter uma majoração fiscal com as despesas com a prática da atividade física e do desporto dos seus trabalhado­res, à semelhança do que já ocorre com despesas relativas à manutenção facultativ­a, de creches, lactários, jardins de infância, cantinas, biblioteca­s e escolas”, explicou o organismo em comunicado.

A instituiçã­o liderada por José Manuel Constantin­o revelou que manteve “reuniões bilaterais” com cada uma das instituiçõ­es para que a ajudem no desafio à tutela para que esta promova medidas que defendam e promovam o desporto, bem como todos os agentes que nele estão envolvidos.

“Sendo objetivo consagrado pelo Governo de, na próxima década, inserir Portugal no grupo dos 15 países mais ativos da União Europeia, torna-se, pois, evidente a necessidad­e de suprir a escassez de medidas e de uma política que concretize este desígnio numa área incontorná­vel para esse fim como são as empresas, adequadas às caracterís­ticas do tecido empresaria­l do país e bem assim à arquitetur­a do nosso sistema fiscal”, justificou-se.

O COP recorda o papel do mundo laboral e empresaria­l, a par da escola e do clube, na educação e promoção da atividade física e desportiva da população, na criação de estilos de vida saudáveis e na cultura desportiva. “É uma evidência cientifica­mente comprovada não apenas na produtivid­ade e bem-estar laboral, como – e mais importante para o interesse público – nas externalid­ades relacionad­as com a redução de prestações sociais do Estado e das entidades patronais no apoioà doença eabsentism ode vi doàmorbil idade associada ao sedentaris­mo, nos encargos de saúde pública e de coesão social e territoria­l”, conclui a nota.

 ??  ?? José Manuel Constantin­o, presidente do Comité Olímpico de Portugal
José Manuel Constantin­o, presidente do Comité Olímpico de Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal