O Jogo

Contas a ajustar na Ucrânia

Minhotos nunca venceram equipas ucranianas: Zorya pode ser histórico

- TOMAZ ANDRADE

O Braga já defrontou equipas de 29 países europeus nas provas da UEFA e só não conseguiu triunfos nos duelos com ucranianos e búlgaros. Amanhã, o curso da história pode ser mudado

A Ucrânia é uma dor de cabeça para o Braga. No extenso mapa de duelos europeus desde a estreia em palcos internacio­nais, em 1966, curiosamen­te frente ao AEK Atenas (que também integra o Grupo G da Liga Europa), não há registo de uma vitória dos arsenalist­as perante equipas ucranianas e não se pode dizer que seja por falta de tentativas. Amanhã, frente ao Zorya, a formação de Carlos Carvalhal poderá entrar para a história, tal como terá a possibilid­ade de vingar a eliminação perante este adversário na época 2018/19.

Entre 2010 e 2018, o Braga contabiliz­ou dez confrontos com equipas da Ucrânia, mas o melhor que conseguiu foram quatro empates, perdendo os restantes seis encontros. E em termos de apuramento­s, mesmo depois de duas igualdades com o Dínamo Kiev (0-0 em Braga e 1-1 fora), só por uma vez seguiu em frente. Sete golos marca dose 21 sofridos ao longo de dez confrontos atestam as dificuldad­es dos arsenalist­as perante equipas ucranianas. O Shakhtar Donetsk tem a responsabi­lidade total nas derrotas do Braga (seis), sendo que uma das eliminatór­ias foi a contar para a Liga dos Campeões, em 2010/11.

Frente ao Dínamo Kiev e ao Zorya, os bracarense­s somaram quatro empates, dois deles com sabor amargo e que resultaram no tal afastament­o na terceira eliminatór­ia da Liga Europa, em 2018/19, contra o adversário de amanhã. Matheus, Bruno Viana, Raul Silva, Sequeira, Esgaio,N ovais, Fransérgio e Ricardo Horta estiveram nesses jogos e podem agora redimir-se.

Nas competiçõe­s da UEFA o Braga já defrontou equipas de 29 países e, a par da Ucrânia (com os tais dez jogos), também só não derrotou clubes da Bulgária, embora neste caso com um registo de apenas dois jogos. E, se a equipa bracarense conseguir vencer amanhã em solo ucraniano, dará um passo de gigante rumo aos 16 avos de final da Liga Europa.

 ??  ?? Bracarense­s partiram ontem prontos a matar um borrego
Bracarense­s partiram ontem prontos a matar um borrego

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal