O Jogo

Luquinha espreita repetição no onze

Paulo Sérgio elogiou o criativo brasileiro, deixando entender que continuará a compensar a baixa, por lesão, de Lucas Fernandes

- HÉLIO NASCIMENTO

Anderson e Júlio César foram as apostas dos últimos jogos para os flancos, mas Aylton está na luta. Paulo Sérgio sublinhou que será indispensá­vel “suar muito” para pontuar em Guimarães

É bem possível que Paulo Sérgio queira levar à risca a máxima de que em equipa que ganha não se mexe, mantendo assim, esta tarde, frente ao Guimarães, o mesmo onze que derrotou o Nacional da Madeira na última jornada. Neste caso, Luquinha voltará a ser o escolhido para atuar como médio criativo, como sucedeu com os insulares, hipótese que o treinador, mesmo sem a confirmar, também não a descartou. “Já há meses que trabalha connosco e conhecemos o valor do miúdo. É uma opção válida, capaz de se desenvolve­r mais e com quem contamos”, disse o técnico a propósito do jovem médio criativo brasileiro, de 20 anos, que foi aposta no lugar do lesionado Lucas Fernandes, estreando-se esta temporada em jogos da I Liga.

Porém, atendendo ao nome do adversário, o treinador dos algarvios pode querer dar mais músculo ao setor intermediá­rio, com Willyan e Fernando na calha, sobretudo o primeiro, que, embora central de raiz, foi já utilizado a trinco. Sendo certas as presenças de Pedro Sá e Dener, a dúvida instala-se, precisamen­te, em redor da aposta em Luquinha, que, no entanto, parte com alguma vantagem, atendendo à boa resposta dada no domingo passado. A defesa, por seu turno, parece intocável, mas o mesmo não se pode dizer do ataque, sobretudo dos extremos, com Aylton a lutar com Anderson e Júlio César pela titularida­de.

A vitória sobre o Nacional (1-0) trouxe alguma confiança e moralizou, para o que muito contribuiu o facto de os jogadores estarem mais focados e mais disponívei­s para corrigir um ou outro erro dos colegas, segundo afirmou o próprio Paulo Sérgio. “Temos de suar sempre muito para conquistar pontos. Se não estivermos compenetra­dos a cem porcento, seremos penalizado­s por isso”, comentou o treinador, prevendo uma montanha de dificuldad­es na visita ao estádio D. Afonso Henriques, embora certo de que a equipa será capaz de bater o pé a um Vitória em crescendo. Por aí, a última jornada foi bem explícita: o Portimonen­se vinha de um ciclo negativo e ocupava o último lugar da tabela, mas o triunfo de domingo passado, diante do Nacional (com Fabrício a decidir de grande penalidade), permitiu que a equipa subisse alguns degraus. O objetivo é sair do Minho com pontos, “discutindo o jogo” do primeiro ao último minuto. De regresso a Guimarães, Paulo Sérgio quer fazer a festa.

“Se não estivermos compenetra­dos, seremos penalizado­s” Paulo Sérgio Treinador do Portimonen­se

 ??  ?? Luquinha pode bem ser uma arma a lançar por Paulo Sérgio
Luquinha pode bem ser uma arma a lançar por Paulo Sérgio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal