O Jogo

Galeno conquista a Europa

Exibição frente ao AEK vale entrada no onze da jornada da UEFA

- TOMAZ ANDRADE

Com as duas assistênci­as no jogo com o AEK, Galeno reforçou a liderança neste ranking, somando agora seis esta época. Pelo Braga, em pouco mais de uma temporada, já vai em dez passes decisivos para golo

Há cerca de mês e meio, no jogo entre o Braga e o Nacional, Carlos Carvalhal deu um puxão de orelhas a Galeno ao dizer que ele tinha entrado “cheio de estilo” mas sem rendimento. “Dei-lhe dois berros paraacorda­r. Quandoreso­lveu jogar à Galeno, mudou o jogo”, explicou, na altura, o treinador, um reparo que acabou por funcionar em pleno, porque a partir daquele momento o extremo brasileiro passou definitiva­mente a ser um dos jogadores do Braga em destaque, um trajeto que conheceu anteontem, em Atenas, provavelme­nte o ponto mais elevado de rendimento, com duas assistênci­as e um golo. Mas Galeno esteve longe de ser apenas arte no duelo com o AEK, porque foi o segundo jogador da equipa que mais distância percorreu no Estádio Olímpico de Atenas, isto é, dez quilómetro­s, apenas superado, sem surpresa, aliás, pelo campeão da corrida, Esgaio, que foi um pouco além de 11 quilómetro­s percorrido­s. De acordo com as medições do clube, Galeno esteve acima da sua média.

Com os dois passes decisivos para os golos de Esgaio e Ricardo Horta, o camisola 90 reforçou a liderança no capítulo das assistênci­as realizadas esta temporada, somando agora seis. O destaque vai para a Liga Europa, prova em que já ofereceu quatro golos. Aliás, no atual plantel do Braga, o extremo brasileiro é o jogador que mais assistênci­as tem, ou seja, dez, tudo isto ao longo de 900 minutos de competição, o que dá uma média de uma a cada 90 minutos.

Prova de que o jogo com o AEK correu na perfeição a Galeno foi dada com a percentage­m de êxito nos dribles (83 por cento), o valor mais alto da época (em seis brilhou em cinco).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal