O Jogo

NOVAIS SABE COMO SE LUTA NA TAÇA

Médio já fez suar os arsenalist­as pelo Leixões e estima uma eliminatór­ia árdua, frente ao Torreense

- PEDRO ROCHA

À espera de um Torreense duro, líder da Série F do Campeonato de Portugal e ainda por bater nesta época, João Novais diz que o Braga terá de combinar “qualidade” com “empenho” para levar a melhor

●●● A Taça de Portugal é terreno fértil para valentes surpresas e João Novais esteve muito perto de ficar associado a um desses episódios, quando representa­vao Leixões e o adversário­s e chamava Braga, ainda na terceira eliminatór­ia. Aconteceu em 2012/13, com a equipa de Matosinhos a segurar o nulo dentro do tempo regulament­ar e a render-se somente no prolongame­nto (0-3). “Já estive do outro lado e sei o que pensam os jogadores. Fizemos desse jogo o mais importante da época, esquecendo até o campeonato, e acabámos por levar a eliminatór­ia para o prolongame­nto”, recordou o atual médiod os braca rensesà NEXT, certo de que o Torreense tentará replicar algo do género na Pedreira. “As equipas dos escalões secundário­s dão a vida neste tipo de jogos. Transforma­m um jogo da Taça num jogo único e há muita formações. Têm bons processos de jogo e, por isso, acredito que o Torreense vai querer fazer tudo e mais alguma coisa. Estamos preparados para isso, sabendo de antemão que se metermos no jogo toda a nossa qualidade e empenho poderemos sair do jogo com um bom resultado. Sabemos o que vai na cabeça dos jogadores do Torreense”, referiu.

Líder da Série F do Campeonato de Portugal e ainda sem derrotas sofridas, o Torreense sugere cuidados a João Novais, mas não será propriamen­te uma novidade para o Braga. “Todos os jogos da Taça de Portugal são difíceis. E o jogo da Trofa foi um bom exemplo disso, contra uma equipa do mesmo escalão. Colocaram-nos imensas dificuldad­es e, por isso, teremos de estar ao nosso melhor nível diante do Torreense, jogando com grande seriedade. Só assim poderemos fazer um bom jogo”, estimou, garantindo que os minhotos lidam bem com a inflação de jogos nesta fase da época. “Não há melhor motivação do que estarmos em todas as competiçõe­s e queremos fazer ainda melhor”, juntou.

Envolvido em várias frentes, o Braga segue forte e João Novais apenas lamenta a falta dos adeptos. “Está a ser um ano atípico e, obviamente, seria muito melhor se pudéssemos comemorar o centenário tendo os adeptos do nosso lado, tanto em casa como nos jogos fora. Não sendo possível, tudo iremos fazer para honrá-los e honrar o clube neste ano tão especial”, vincou, colocado num plano bem levado as “expectativ­as” pessoais. “Um jogador do Braga só pode pensar assim”, atirou.

“O jogo da Trofa, contra uma equipa do mesmo escalão, foi um bom exemplo”

“Seria melhor se pudéssemos comemorar o centenário ao lado dos adeptos”

João Novais Médio do Braga

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal