O Jogo

Jogo avança com Jesus no banco

Treinador encarnado teve sintomas, mas segundo teste deu negativo

- MARCO GONÇALVES SÉRGIO ANDRÉ

Carlos Carvalhal:

“Estamos

determinad­os

em chegar à final”

17 infetados nas águias: razia na equipa técnica e ate Vieira testou positivo

Apresentan­do sintomas, técnico fez segundo teste em menos de 24 horas, mas está livre de covid. O surto alastra no clube da Luz e nesta fase são 17 os infetados: desde o presidente à equipa técnica

A contas com um surto de covid-19, que afetou 17 elementos da estrutura profission­al de futebol, presidente incluído (ver peça ao lado), o Benfica vai ter Jorge Jesus disponível para orientar a equipa frente ao Braga, no jogo que vale a presença na final da Taça da Liga, ante o Sporting. O técnico chegou a estar em dúvida, pois apresentou alguns sintomas suspeitos, mas após a realização de um segundo teste no espaço de 24 horas viu confirmada a sua presença no banco esta noite. Ainda assim, Jesus vai estar limitado. Isto porque, além de ter visto a sua equipa técnica sofrer uma razia, perdeu também cinco futebolist­as para o duelo com os arsenalist­as. Gilberto, Vertonghen, Grimaldo, Diogo Gonçalves e Waldschmid­t testaram positivo nos testes realizados antes do Braga.

Após um elevado número de casos no final do mês de dezembro, o Benfica volta agora a ter várias baixas devido a covid-19. Contudo, estão ainda disponívei­s 23 futebolist­as, sendo que, de acordo com a lista de inscritos na Liga de Clubes, entre as várias equipas – e excluindo os atletas infetados e lesionados –, o Benfica tem à sua disposição ainda 49 futebolist­as de campo, mais oito guarda-redes: 57 no total.

Com mais cinco positivos, o plantel encarnado passou agora a ter um total, ao longo da época, de 16 futebolist­as infetados pelo novo coronavíru­s – Svilar, João Ferreira, Jardel, Weigl, Gabriel, Taarabt, Pizzi, Cervi, Gonçalo Ramos, Darwin e Seferovic já recuperara­m. Mas com 23 atletas da primeira equipa disponívei­s, Jorge Jesus acabou por dar o treino de preparação para o Braga sem recorrer a quaisquer elementos da formação secundária.

Equipa técnica completame­nte afetada

Comváriaso­pçõesparai­rajogo, o Benfica conta, todavia, com uma equipa técnica completame­nte dizimada. Isto porque entre os recentes 17 infetados estão oito elementos do staff diretament­e ligado a Jesus. Os adjuntos João de Deus, Minervino Pietra e Tiago Oliveira, assim como os treinadore­s de guardarede­s Fernando Ferreira e Paulo Lopes, o analista Gil Henriques e o consultor motivacion­al Evandro Mota estão todos infetados. Tal como Luisão, diretor-técnico e de performanc­e (ver caixa). E na última semana já mais elementos tinham testado positivo.

A jogo com “ambição” e sem indicações contra

Depois de logo pela manhã, quando revelou a existência de 17 casos de covid, ter esclarecid­o que remetia “para a DGS [Direção-Geral da Saúde] a decisão de se apresentar em competição nos próximos 14 dias”, o Benfica emitiu um novo comunicado ao final da tarde assegurand­o a presença no encontro. E prometeu uma equipa “com a ambição de vencer a prova”.OBenficare­ssalvouque “após ter exposto publicamen­te, de forma cautelar e transparen­te, o aumento de casos de covid na sua estrutura profission­al, não recebeu por parte das autoridade­s competente­s – DGS e Liga – qualquer recomendaç­ão contrária às regras até agora vigentes nas competiçõe­s nacionais”. Frisando o “escrupulos­o cumpriment­o das normas e das recomendaç­ões emanadas pelas autoridade­s competente­s”, o clube benfiquist­a destacou o facto de já ter realizado “mais de sete mil testes” à sua estrutura profission­al, numa “média de 82 por cada colaborado­r”.

A Direção-Geral da Saúde, por seu lado, colocou-se à margem da decisão. “A autoridade de saúde territoria­lmente competente, avaliadas as circunstân­cias e o risco, decide sobre os jogadores que ficam em isolamento, por motivo de doença, e os que ficam em isolamento profilátic­o, por serem considerad­os contactos de risco. A decisão quanto ao restante plantel é da responsabi­lidade dos clubes desportivo­s”, referiu, em comunicado.

 ??  ??
 ??  ?? Grupo: entre as várias equipas, o Benfica tem 57 jogadores à disposição
Apoio: últimos testes detetaram oito positivos no staf fligado ao treinador
Grupo: entre as várias equipas, o Benfica tem 57 jogadores à disposição Apoio: últimos testes detetaram oito positivos no staf fligado ao treinador

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal