O Jogo

Caminhos comuns mas sem sucessões

CARREIRAS Carvalhal e Jesus passaram por Braga, Sporting, Belenenses e Vitória de Setúbal

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Apesar suas carreiras terem tido emblemas iguais, nenhum dos técnicos sucedeu diretament­e ao outro, embora no Belenenses tivesse estado perto de suceder

As carreiras de Carlos Carvalhal e de Jorge Jesus enquanto treinadore­s têm vários pontos de contacto, dado que ambos viram os respetivos caminhos passar por quatro clubes comuns: Braga, Sporting, Belenenses e Vitória de Setúbal.

Embora nunca um destes técnicos tenha sucedido ao outro ao longo destas caminhadas, nos anos mais recentes tem sido Carlos Carvalhal quem primeiro chegou aos emblemas de maior dimensão. Aqui, o Braga é um desses exemplos dado que a primeira passagem de Carvalhal pelos minhotos aconteceu em 2006/07 enquanto Jorge Jesus teve de esperar por 2008/09 pela sua oportunida­de de trabalhar no emblema minhoto. Uma situação similar sucedera antes disso, quando o técnico minhoto foi chamado para trabalhar no Belenenses: em 2004/05 assumiu a formação do Restelo, de onde saiu no decorrer da temporada seguinte, dando lugar a José Couceiro. Quanto a Jesus, que no mesmo período foi treinador de Moreirense e de União de Leria, entraria nos azuis de Lisboa em 2006/07, altura em que Carvalhal, como já referido, teve a sua estreia no Braga.

Também na passagem pelo Sporting Carlos Carvalhal foi pioneiro e antecipou-se a Jesus. O agora comandante dos arcebispos entrou em Alvalade em 2009/10, precisamen­te ao mesmo tempo em que o timoneiro dos encarnados também iniciava a primeira de seis épocas consecutiv­as que viria a passar no clube da Luz. Já Jorge Jesus teria de esperar até 2015/16, após a conturbada saída da Luz, para se poder sentar no banco dos leões, chamado pelo presidente Bruno de Carvalho.

Apesar de ser mais jovem do que Jorge Jesus, Carvalhal teve oportunida­des mais cedo de mostrar serviço como treinador no Belenenses, no Braga e no Sporting

 ??  ?? Otamendi e Galeno estiveram em destaque no jogo de novembro
Otamendi e Galeno estiveram em destaque no jogo de novembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal