O Jogo

UM MÊS DESIGUAL NA ROTA DO TÍTULO

Por estar na Champions, o FC Porto joga duas vezes por semana durante todo o próximo mês. E o calendário está condiciona­do pelo resultado com o Chelsea e pelas datas das meiasfinai­s, se for o caso Dragões têm quase tantos jogadores fora como os rivais ju

- ANDRÉ MORAIS

O FC Porto voltou ontem ao trabalho para preparar a receção ao Santa Clara e, inevitavel­mente, todo o mês de abril e mais um ciclo de jogos que se adivinha intenso e complicado. No fundo, Sérgio Conceição já sabe que vai regressar ao ritmo de dois jogos por semana, por defrontar duas vezes o Chelsea e porque a Liga NOS contempla uma jornada ameio da semana neste período. Para complicar, o treinador do FC Porto nunca conseguirá saber o calendário definitivo antes dos quartos de final da Liga dos Campeões, ao contrário dos rivais na luta pelo título, que além de já saberem que vão ter, pelo menos, dois jogos amenos para disputar, podem organizar-se mais antecipada­mente. Mas há mais para cavar um fosso desigual: os dragões têm 13 efetivos da primeira equipa ao serviço das respetivas­seleções, menos quatro do que Sporting (8), Benfica (6) e Braga (3)... juntos.

Para Sérgio Conceição, este é o principal problema. Ou o mais imediato. Na única fase em que pode realmente trabalhar taticament­e a equipa, não dispõe de jogadores. Entre os que mais vezes contam, restam apenas dois defesas (Manafá e Sarr), um médio (Uribe), dois alas (Otávio e Díaz) e Marega. Muito pouco para ensaiar os difíceis confrontos que se avizinham.

O plantel só estará totalmente à disposição na sextafeira, dia 2 de abril, véspera do tal jogo com o Santa Clara. Segue-se a receção ao Chelsea (dia 7) e depois o Tondela (a Liga ainda não oficializo­u, mas será sábado, dia 10), antes da viagem a Londres (13). Neste período, Sporting, Benfica e Braga, que entretanto dispuseram da maioria do plantel para treinar, disputam apenas dois desafios. Seguem-se mais três jogos praticamen­te consecutiv­os para o campeonato (aí já em igualdade com os rivais), antes de uma potencial meiafinal de Liga dos Campeões. As datas dos desafios anteriores estão condiciona­das pelo desfecho da eliminatór­ia com o Chelsea e há jornadas que podem disputar-se em três dias: dois deles dependente­s das datas das meiasfinai­s, caso o FC Porto seja apurado, e um terceiro, caso seja eliminado pelos blues. Uma confusão grande neste momento e que também impede a equipa técnica de planear o mês ao milímetro, como preferiria. Rúben Amorim, Jorge Jesus e Carlos Carvalhal já sabem, por esta altura, os dias exatos em que vão jogar em abril. Os calendário­s devem ser divulgados até ao final desta semana.

 ??  ?? Sérgio Conceição e Vítor Bruno afinam a estratégia com pouca gente
Sérgio Conceição e Vítor Bruno afinam a estratégia com pouca gente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal