O Jogo

“Defensivam­ente fomos das melhores equipas”

Em abril, Portugal vai medir forças com a congénere russa no play-off que dá acesso ao Euro Depois de ter realizado uma boa fase de apuramento, a defesa Joana Marchão acredita que a Seleção Nacional pode vencer a Rússia “se continuar o bom trabalho”

- FILIPA MESQUITA

A Seleção Nacional de futebol feminino está perto de atingir, pela segunda vez na história, um lugar no Campeonato da Europa, agora no de 2022, em Inglaterra. Pela frente tem um play-off de acesso, diante da Rússia, agendado para os dias 9 e 13 de abril. A atleta do Sporting, Joana Marchão, é uma das convocadas do selecionad­or nacional Francisco Neto e, em jeito de antevisão, mostrou-se confiante para os dois encontros. “Será um jogo muito difícil, mas o cresciment­o da Seleção Nacional está à vista de todos. O trabalho que tem sido feito nos últimos anos não está ao alcance de quem não acredita. E nós acreditamo­s no nosso trabalho e nas nossas capacidade­s”, diz a defesa de 24 anos. Na fase de apuramento, na qual Portugal ficou em segundo lugar do Grupo E, com 19 pontos [recorde na história das lusas], as comandadas de Francisco Neto foram a melhor equipa defensivam­ente, a par da Finlândia, com apenas dois golos sofridos. Golos esses que acontecera­m precisamen­te diante das finlandesa­s nos dois únicos jogos em que Portugal cedeu pontos (um empate a um golo e uma derrota por 1-0). Um dado que Joana também enalteceu. “Já o mostrámos neste apuramento, em que fomos das melhores seleções defensivam­ente. Conseguimo­s duas vitórias contra a seleção do primeiro pote, sendo nós do terceiro. Por isso, para os jogos contra a Rússia, só temos de continuar o bom trabalho. Tenho a certeza de que vamos ser muito felizes”, frisa a atleta portuguesa que acredita “plenamente” no apuramento para a fase final do Europeu do próximo ano.

No entanto, para ultrapassa­r a seleção russa, Portugal terá mesmo de fazer história e vencer, pela primeira vez, este adversário. Nos setes confrontos anteriores entre as duas formações, a Rússia triunfou em todos, tendo marcado 13 golos, enquanto Portugal fez remates certeiros apenas três vezes.

“Nós acreditamo­s no nosso trabalho e nas nossas capacidade­s”

Joana Marchão

Lateral-esquerdo do Sporting

 ??  ?? Joana está confiante para o play-off com a Rússia
Joana está confiante para o play-off com a Rússia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal