O Jogo

MATHEUS ELEVOU MÁXIMO DE DEFESAS

BRAGA Guarda-redes esteve debaixo de fogo no jogo com o Farense e respondeu com oito intervençõ­es, mais duas do que o anterior recorde

- TOMAZ ANDRADE

Em média, Matheus faz um pouco mais de duas defesas por jogo, mas em Faro foi sujeito a oito intervençõ­es, quatro delas mediante reflexos. O Farense foi a segunda equipa que mais rematou à baliza minhota

O Braga saiu vivo de Faro graças a Matheus. O guardarede­s luso-brasileiro foi colocado à prova como poucas vezes tinha acontecido esta temporada e respondeu com um novo máximo de defesas num só jogo: oito. O rendimento do jogador permitiu segurar o empate durante boa parte do encontro e possibilit­ou depois o golo salvador já em período de descontos, apontado por Sporar.

Apesar de ter ficado ligado ao golo do Farense, com uma saída em falso, Matheus não tardou a redimir-se do erro e fechou autenticam­ente a baliza arsenalist­a através de várias intervençõ­es de luxo. Das oito defesas efetuadas, quatro foram com reflexos. Para se enquadrar melhor a pressão a que o camisola 1 foi sujeito, basta ver que a média de defesas que faz por jogo é ligeiramen­te superior a duas. Até ao jogo com o Farense, o máximo de ações entre os postes do guarda-redes tinha acontecido no embate com o FC Porto, no Dragão, para a Taça de Portugal, duelo no qual somou seis defesas. O enorme volume de trabalho do guarda-redes indicou outro dado curioso, isto é, o Farense foi a segunda equipa que mais rematou à baliza arsenalist­a esta época, tendo somado 17 disparos, nove deles enquadrado­s. Mais rematador frente aos minhotos só mesmo o FC Porto, outra vez no duelo da Taça de Portugal, no Dragão, com 28 remates, oito deles na direção da baliza.

Utilizado em 36 jogos esta temporada, Matheus conseguiu acabar nove deles sem golos sofridos. O luso-brasileiro está perto de chegar às duas centenas de partidas com a camisola do Braga, algo que pode alcançar ainda no decorrer desta época (tem 194 jogos e o Braga tem dez compromiss­os pela frente, incluindo já a final da Taça de Portugal). Aos 29 anos, o desejo de chegar à seleção portuguesa continua a ser alimentado pelo jogador, isto depois de ter obtido a cidadania portuguesa. De resto, o guardião também foi incluído numa lista alargada de potenciais jogadores selecionáv­eis para representa­r o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a realizar no verão.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal