O Jogo

FPF já apresentou modelo da prova

Serão menos 33 equipas em competição e menos duas séries na primeira fase da prova

- CLÁUDIA OLIVEIRA

Os clubes já conhecem a proposta da Federação Portuguesa de Futebol para a próxima edição do Campeonato de Portugal. A remodelaçã­o, em parte impulsiona­da pela criação da Liga 3, reduz a prova em 33 equipas, passando de 96 clubes (distribuíd­os por oito séries) para 63 (distribuíd­os por três séries de dez equipas e outras tantas de 11 equipas), e passa de oito para seis séries na primeira fase da competição.

Dos 63 clubes que vão participar na edição de 2021/22 , 40 transitam das fases de permanênci­a da época que ainda decorre, 18 são indicadas pelas associaçõe­s - de acordo com o resultado das provas distritais -, um clube de cada região autónoma e ainda os três clubes da Região Autónoma da Madeira que desistiram do campeonato de 2020/21.

O campeonato vai manter as suas três fases: regular, subida e/ou permanênci­a e apuramento de campeão. Destas, a única que não se realiza a duas mãos é a de apuramento de campeão, que acontece em campo neutro, entre o primeiro classifica­do de cada série de subida (compostas pelos dois primeiros classifica­dos das séries da primeira fase do campeonato). O primeiro e segundo classifica­do da série de subida garantem vagas na Liga 3 de 2022/23. A fase de permanênci­a distribui as equipas em 12 séries, de cinco e quatro participan­tes.

Aos clubes foi igualmente enviado o regulament­o da competição, aprovado pelo Comité de Emergência da FPF, a 6 de julho de 2020, com as alterações aprovadas na reunião ordinária de 7 de abril passado.

 ??  ?? O Campeonato de Portugal vai ter novo formato
O Campeonato de Portugal vai ter novo formato

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal