O Jogo

Villarreal é intruso entre os ingleses

- MIGUEL ARAÚJO

O Villarreal, carinhosam­ente apelidado de Submarino Amarelo, foi ao país dos Beatles atingir a primeira final europeia da sua história, ao empatar 0-0 em casa do Arsenal, após a vitória por 2-1 na primeira mão. A equipa espanhola evitou que as decisões da Champions e da Liga Europa fossem um “clube” exclusivam­ente aberto a equipas inglesas e defrontará, no próximo dia 26 de maio, o Manchester United, em Gdansk.

Em 17 eliminatór­ias europeias cujo desfecho do primeiro jogo sorriu aos espanhóis, apenas por uma vez não seguiram em frente. Apesar deste registo, o cântaro teve de ir à fonte seis vezes para partir a maldição que impedia os espanhóis de ultrapassa­rem esta fase em competiçõe­s da UEFA, depois de ser eliminada pelo Valencia (2004), Arsenal (2006), FC Porto (2011), Barcelona (2015) e Liverpool (2016). Em contrapont­o, Unaí Emery, que se sagrou o segundo técnico espanhol com mais jogos nas provas da UEFA (151), tornouse o primeiro da história a conseguir atingir cinco vezes a final de uma só competição: bateu as quatro de Alex Ferguson, Carlo Ancelotti, Marcelo Lippi e Miguel Muñoz na Champions/Taça dos Campeões Europeus.

A necessitar de uma vitória para avançar rumo à final, o Arsenal dominou o encontro, mas foi travado pelos ferros em duas ocasiões: ambas por Aubameyang, aos 27’ e 78’. Smith-Rowe também teve nos pés um golo de se lhe tirar o chapéu, aos 50’, mas a aba desenhada pelo jovem inglês saiu demasiado larga. Eliminado da Liga Europa, o Arsenal tem pela frente a missão de recuperar cinco pontos ao Liverpool na Premier League para regressar às provas europeias na próxima época, neste caso à nova Conference League.

 ??  ?? Relvado do Emirates foi palco da festa do Villarreal
Relvado do Emirates foi palco da festa do Villarreal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal