O Jogo

RODRIGUES A UMA RODA DA AMARELA

Ethan Hayter ganhou na Fóia e assumiu a liderança da Volta ao Algarve, mas o homem da W52-FC Porto foi um gigante

- HÉLIO NASCIMENTO

Dragões estiveram até ao fim na discussão da exigente etapa da Algarvia, mas a Ineos, que provou a sua força ao ter três homens nos quilómetro­s finais, fez a diferença. Amaro foi 7.º e Brandão 15.º

Ethan Hayter foi o primeiro na Fóia e é o novo líder da Volta ao Algarve, mas João Rodrigues realizou uma corrida fantástica e apenas no sprint final não fez melhor do que o jovem inglês da Ineos, numa etapa em que a W52-FC Porto assumiu sempre um dos papéis principais, com Samuel Caldeira a entrar na fuga do dia e tendo ainda Amaro Antunes em sétimo e Jóni Brandão em 15.º. Em termos coletivos, os dragões são segundos, apenas superados pela Ineos, que parece querer fazer a vontade aos organizado­res, de projetarem mais uma nova estrela. Hayter tem 22 anos, foi craque na pista – em 2018 e 2019 conquistou sete medalhas, entre Mundial e Europeu, duas delas de ouro – e os seus dotes de contrarrel­ogista transforma­m-no em favorito ao triunfo final.

“Saímos de Sagres com confiança num bom resultado, pois eu, o Amaro e o Jóni estamos num bom momento. Procurei andar e chegar com os da frente, engatei a subida e dei tudo, mas o Hayter foi mais forte”, reconheceu João Rodrigues, que já foi nono em 2019, o ano em que venceu a Volta a Portugal. “Não digo que a Algarvia seja a minha prova preferida, mas é especial, porque sou da província”, prosseguiu, explicando porque deu dois murros na própria perna ao passar o fio de chegada: “Senti uma ligeira desilusão, com a meta à minha frente. Mas parabéns ao adversário”.

A ligação ao alto da Fóia aqueceu na subida para a Pomba – Luís Fernandes, da RP-Boavista, ganhou essa contagem e ainda foi nono no final –, com um grupo de duas dezenas a cavar diferenças. Kasper Asgreen puxou, a W52-FC Porto chegou a ter cinco homens na cabeça do grupo, mas, depois, a Ineos chamou a si o protagonis­mo: Iván Sosa e Sebastian Henao levaram Hayter ao “colo” no sexteto final, até lhe garantirem a vitóri.

 ??  ?? Estrelas: Ethan Hayter é uma revelação, como já foram Roglic, Pogacar e Evenepoel
Estrelas: Ethan Hayter é uma revelação, como já foram Roglic, Pogacar e Evenepoel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal