O Jogo

Leões entendidos em reviravolt­as

BASQUETEBO­L A abrir as meias-finais da Liga, o Sporting obteve a primeira vantagem sobre o Benfica, depois de ter estado a perder quase até ao fim

- CATARINA DOMINGOS

Inspirado pela equipa de futsal, que o treinador adjunto António Paulo Ferreira felicitou no fim pela conquista do título europeu – obtido com uma vitória sobre o Barcelona por 4-3, depois de ter estado a perder por 0-2 –, o basquetebo­l do Sporting também superou o Benfica com uma reviravolt­a. Na abertura das meias-finais da Liga Placard, discutidas à melhor de cinco, os leões ganharam por 92-86 no primeiro jogo, havendo novo dérbi amanhã (18h30), enquanto hoje (19h00), no Dragão Arena, se inicia a série entre FC Porto e Imortal.

Tendo Micah Downs e Cândido Sá de regresso às opções, o emblema de Alvalade esteve grande parte do tempo atrás no marcador e só passou para a frente pela primeira vez a 2m51s do fim, com um lançamento de James Ellisor. As águias vinham com o balanço do quarto encontro contra a Oliveirens­e em termos de tiro exterior, de tal forma que, na primeira parte, acertaram 10 triplos, sendo esse o fator diferencia­dor para que, ao intervalo, estivessem 10 pontos à frente (38-48).

No terceiro quarto, a vantagem encarnada ainda subiu para 13 (44-57), até que os anfitriões estancaram o ataque do adversário e, com mérito repartido entre Travante Williams (28 pontos), Ellisor (19) e Diogo Ventura (11 pontos e nove assistênci­as), encetaram um parcial de 14-2. Dessa maneira, o Sporting ficou a uma posse de bola de distância do rival a fechar o terceiro quarto (68-71), alcançando a reviravolt­a já muito perto do fim.

Mas este triunfo foi de várias caras: Diogo Araújo surgiu “a ferver” (três triplos) – o técnico Luís Magalhães até o quis refrescar abanandolh­e com uma toalha num desconto de tempo – e John Fields (10 pontos e sete ressaltos), que teve alguns momentos de descontrol­o e passou dificuldad­es para travar Eric Coleman no cesto contrário, assinou uma grande reta final. Com este desfecho, a turma verde e branca prolongou a invencibil­idade que tem no Pavilhão João Rocha e dura... desde que regressou ao ativo.

“Saímos do balneário com uma ideia clara: parar o tiro exterior do Benfica” António P. Ferreira Treinador adjunto do Sporting

 ??  ?? Travante Williams detém a bola, perante o bloqueio de Cláudio Fonseca a Betinho
Travante Williams detém a bola, perante o bloqueio de Cláudio Fonseca a Betinho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal