O Jogo

Velhos conhecidos num novo Europeu

Portugal vai defrontar Hungria, Islândia e Holanda em Budapeste, em janeiro de 2022, tendo como meta melhorar o sexto lugar do ano passado

- CARLOS FLÓRIDO

Sorteio do Euro’2022 foi simpático para Portugal, que terá na Hungria, um dos países organizado­res, o maior rival, embora os dois primeiros de cada grupo passem ao Main Round. Aí a história será outra...

A Seleção Nacional vai abrir o Campeonato da Europa de 2022 em Budapeste, na Hungria, a 13 de janeiro de 2022, frente à Islândia, o rival que mais vezes defrontou no último ano e meio (quatro, com dois triunfos para cada lado). Segue-se a Hungria, batida a 22 de janeiro do ano passado, por espantosos 34-26 que abriram caminho ao histórico sexto lugar no Euro’2020, e finalmente a Holanda, uma das equipas mais frágeis entre os 24 finalistas. Descontand­o o facto de os húngaros estarem em casa – há mais um anfitrião, a Eslováquia –, o sorteio foi agradável para a equipa de Paulo Jorge Pereira.

“Vamos defrontar uma das equipas da casa, um desafio extra e aliciante, ainda por cima no maior palco, que é Budapeste. Será lá a fase final, onde desejamos estar; diria que queremos fazer o pleno em Budapeste...”, opinou Paulo Fidalgo, adjunto de Pereira, lembrando que “a Hungria é conhecida e também o seu selecionad­or, o Chema Rodríguez, treinador do Benfica”. “Fez um excelente Mundial no Egito, chegou aos quartos de final e está em crescendo ”, disse sobreos húngaros, consideran­do a Islândia “uma velha conhecida, parece uma sombra de Portugal; uma sombra positiva, pois temos conseguido sucesso ultimament­e”.

Os dois primeiros de cada grupo passam ao Main Round e, no caso do grupo de Portugal, irão encontrar os apurados dos grupos A( Eslovénia, Dinamarca,Macedónia do Norte e Montenegro) e C( Croácia, Sérvia, França e Ucrânia). Aí a tarefa complica-se, mas o portista António Areia revela um segredo, de nome Alfredo Quintana: “Estamos no caminho certo, trabalhamo­s muito para aqui estar e temos uma força extra; há uma estrela que olha por nós e nos protege”.

“Temos uma força extra. Há uma estrela que nos protege” António Areia Jogador da Seleção Nacional

 ??  ?? Rui Silva ao ataque, na vitória de Portugal frente à Islândia (26-24), a 6 de janeiro
Rui Silva ao ataque, na vitória de Portugal frente à Islândia (26-24), a 6 de janeiro
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal