O Jogo

Max demolidor sobe ao 50.º pódio

Verstappen venceu, no Red Bull Ring, terceira corrida consecutiv­a da temporada e reforçou liderança no Mundial de F1

- MANUEL PÉREZ

Max Verstappen voltou a ser aplaudido pela onda laranja das bancadas cheias

Uma semana depois da complexa vitória no GP da Estíria, o holandês ganhou ontem, na mesma pista e de uma forma implacável, o GP da Áustria. Hamilton foi quarto e aumentou para cinco o jejum de vitórias

Mais uma onda laranja, desta vez gigantesca, fruto da finalmente autorizada lotação máxima no Red Bull Ring, palco de uma espécie de capítulo II do original Grande Prémio da Áustria, que voltou a ter Max Verstappen como principal protagonis­ta. Ao contrário da azáfama vivida oito dias antes, o terceiro triunfo seguido e quarto da temporada só não foi um passeio porque essa definição não existe no automobili­smo ao mais alto nível. Mas foi mais um momento de afirmação de um piloto de 23 anos que está a cumprir com os prognóstic­os e a deixar na sombra o campeoníss­imo Lewis Hamilton, quarto classifica­do, aumentando para cinco o número de corridas sem vencer e com a agravante de não subir ao pódio pela terceira vez esta época.

Verstappen viveu mais um primoroso fim de semana e com a novidade de ter feito o Grand Slam: pole, volta mais rápida e vitória. A possibilid­ade de fazer a volta mais rápida surgiu associada a uma estratégic­a mudança de pneus, a 10 voltas do final, por precaução, em virtude de alguns cortes na borracha, evitandose o dissabor do GP do Arzerbaijã­o, em que fez o pior resultado da carreira: 18.º. O seu rival Hamilton chegou a andar logo atrás, mas uma entrada mais agressiva do Mercedes no separador de uma curva originou problemas aerodinâmi­cos e o campeão mundial acabou ultrapassa­do por Valtteri Bottas e por Lando Norris. O McLaren repetiu o terceiro lugar de Imola e Monte Carlo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal