O Jogo

Ospina foi herói em dia de recorde

Colega de Luis Diaz, que jogou 90’, defendeu dois penáltis e a Colômbia passou o Uruguai

- ANTÓNIO PIRES

A Colômbia, país que abdicara (tal como a Argentina) de receber esta Copa América, garantiu a presença nas semifinais, onde vai defrontar a Argentina, após uma vitória (4-2) sobre o Uruguai no desempate por grandes penalidade­s, depois de um nulo no final dos 90’.

Com o portista Luis Díaz em campo os 90 minutos e criar alguns problemas à defesa uruguaia (Coates não saiu do banco), a grande figura e herói do encontro foi o guarda-redes colombiano Ospina. Aos 32 anos, o jogador do Nápoles ultrapasso­u o mítico Valderrama como o mais internacio­nal de sempre pelos cafeteros, soma agora 112 jogos, e parou dois dos quatro penáltis batidos pelo Uruguai. Enquanto os colombiano­s tiveram uma eficácia de cem por cento, na Celeste apenas os avançados e especialis­tas Cavani e Suárez superaram Ospina que travou os remates de Giménez e Viña, o lateral esquerdo do Palmeiras que interessa ao FC Porto.

Ospina, refira-se, já havia sido decisivo na manutenção do nulo até final, ao realizar três defesas importante­s nos 90 minutos, sendo que Muslera, que defende a baliza do Uruguai, também brilhara com boas intervençõ­es.

A seleção cafetera, que até dezembro do ano passado foi treinada por Carlos Queiroz, começa agora a sonhar com a vitória no principal torneio de seleções sul-americanas e que venceu por uma única vez. Foi em 2001 que a Colômbia ganhou a Copa América, numa final com o México e num jogo realizado em Bogotá.

 ??  ?? Ospina pára o penálti de Giménez e defendeu o de Viña
Ospina pára o penálti de Giménez e defendeu o de Viña

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal