O Jogo

Marsà é líder da cabeça aos pés

Central chegou ainda petiz ao Barcelona e tem galgado etapas sempre com a braçadeira por perto

- FREDERICO BÁRTOLO

Jogador foi internacio­nal por Espanha nos vários escalões da formação e destaca-se pela capacidade de atuar em toda a linha defensiva, com total à vontade para iniciar os ataques

José Marsà terminou contrato com o Barcelona no final do mês, pondo fim a uma ligação de mais de 12 temporadas e está a ultimar os preparativ­os para se juntar ao Sporting... (equipa B), que conhece muito bem o perfil do jogador e pretende dar-lhe todas as armas para crescer e chegar à equipa principal, até porque o passado de Marsà dá boas garantias de futuro. O defesa, de 19 anos, chegou para competir nos sub-7 dos catalães e, nascido em Esplugues de Llobregat, percorria cerca de quatro quilómetro­s para treinar em La Masia, a academia dos culé.Desdece do definiu que o caminho seria o futebol e os colegas elogiavam a concentraç­ão e a maturidade do jovem, que ao longodos escalões foi sempre sendo capitão de equipa em vários momentos, uma prática comum no Barcelona também como forma de fazer crescer os atletas.

Foi pelo porte de capitão que se mostrou e agarrou a oportunida­de, já depois de duas prestações na UEFA Youth League, uma delas onde chegou às meias-finais. De braçadeira, maioritari­amente como central nos juniores, foi chamado à equipa B, pelo qual realizou 13 jogos. Nesses, foi usado como lateral-esquerdo em oito ocasiões, no eixo apenas uma vez e, mesmo sendo canhoto, alinhou na direita quatro vezes. ”Jogo onde for preciso e fico contente por ajudar”, expressou na estreia, no primeiro jogo da segunda fase do Barcelona B.

Com 1, 85m, o canhoto destaca-se no passe curto, na agressivid­ade nos duelos e na polivalênc­ia. Fez cinco jogos no Mundial de sub-17, em 2019, e estaria na lista dos sub-19 para um Europeu que acabou adiado pela pandemia. Percorreu entretanto os vários escalões de formação espanhola. Recusou renovar com o Barcelona por sentir as portas da equipa A fechadas. Quanto ao Sporting, faltam pormenores do contrato, sendo que os leões pretendem assinar por três anos, com mais dois de opção, colocando uma cláusula de rescisão nunca abaixo dos 40 milhões de euros.

 ??  ?? Sporting quer prender Marsà por cinco temporadas
Sporting quer prender Marsà por cinco temporadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal