O Jogo

Ingleses atacam Seferovic

Tottenham, West Ham e Everton já se informaram sobre o suíço

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

O antigo técnico do Sporting vê o internacio­nal português como um “jogador tranquilo” que está mais maduro e a atingir o auge da sua carreira”, pronto a encaixar no 3x4x3 de Jesus

O possível ingresso de João Mário no Benfica, caso se concretize o acordo das águias com o Inter, servirá para deixar Jorge Jesus mais sossegado quanto às opções para o meiocampo, nomeadamen­te em funções de construção. Mas, para tal, o jogador de 28 anos poderá ter de lidar com a pressão por parte dos adeptos leoninos, clube onde fez boa parte da sua formação e que dificilmen­te aceitarão com normalidad­e a ida para o rival da Segunda Circular. Apesar disso, quem o conhece muito bem não duvida que João Mário responderá com a sua habitual tranquilid­ade.

A O JOGO, Domingos Paciência acredita plenamente no jogador que lançou em 2011/12 na primeira equipa do Sporting [14 de dezembro de 2011], ele que já conhecia o jovem do FC Porto, quando João Mário era colega do seu filho Gonçalo nas escolas do Dragão. “O João está preparado para tudo. Infelizmen­te o futebol português não tem a mesma cultura de outros países, vivendo-se às vezes um clima de guerrilha. Mas as pessoas têm de entender que o jogador vive o futebol como profission­al e essa parte tem de pesar mais pois a sua carreira é muito curta. O treinador do Sporting [Rúben Amorim] não jogou no Benfica? Onde está o problema? As pessoas têm de entender e, se isso vier a acontecer [ir para o Benfica], o João vai estar tranquilo”, afirma.

Na época passada, no Sporting, João Mário foi peça essencial no 3x4x3 de Amorim e, agora, pode encontrar igual formato no Benfica. “Tanto pode jogar mais como pivô ofensivo como a “8”, mas ele gosta mais de espaços interiores do que do corredor, é onde rende mais pois lê bem o jogo, tem um bom último passe e isso favorece esse sistema. Se pode ser o jogador chave da equipa do Benfica? Pode porque é um jogador que sabe aparecer com bola”, analisou Domingos, que vê um atleta “mais maduro agora”. “João Mário está a atingir o auge da sua carreira, pela sua idade e pela forma como joga, sempre com muita tranquilid­ade no seu jogo. É o jogador do momento e pode ajudar muito qualquer equipa que goste e que tenha bola”, frisa o treinador, que defende a intensidad­e do médio: “O João tem agora mais intensidad­e e a posição onde joga obriga-o a percorrer mais campo. A imagem que transmite é de serenidade e isso dá a sensação de que ele não tem intensidad­e mas não é verdade.”

“É o jogador do momento e está a atingir o auge da sua carreira”

Domingos Paciência

Treinador

Na opinião de Domingos, João Mário tem agora “mais intensidad­e” do que quando era mais jovem e prima pela “imagem de serenidade” pela forma como joga

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal