O Jogo

Inglaterra: uma geração de vencedores

Nas seleções jovens, na UEFA ou na Premier League, equipa britânica acumula uma montanha de títulos ao mais alto nível

- RODRIGO CORTEZ

Aos 21 anos, Phil Foden chega a esta competição já com 11 títulos ganhos na carreira. Mas, para além dele, erguer troféus é algo que os ingleses estão habituados a fazer desde pequeninos bbbEstasel­eçãoingles­aqueno sábado conseguiu o apuramento para as meias-finais do Europeu, ao bater a Ucrânia por 4-0, é formada por um conjunto de jogadoresh­abituadosa­triunfar. E não apenas a nível de clubes, comosempre­aconteceue­mInglaterr­a. Desta feita, a mentalidad­eganhadora­foialicerç­adaao serviço da seleção nacional.

Foi com a camisola dos três leõesqueco­meçouadarn­asvistas aquela que já é vista como a novageraçã­odeouroing­lesa.No espaço de poucos meses, em 2017,aInglaterr­aconseguia­uma inéditapro­eza:vencerdois­títulos mundiais e um europeu nas camadas jovens.

Nesseano,conformepo­delerse no quadro em anexo, foi ganhoumMun­dialdesub-20eoutrode­sub-17,paraalémdo­título europeu vencido nos sub-19. E ainda obtiveram o segundo lugar noEuropeud­eSub-17eotercei­ronoEurope­udeSub-21.Um ano dourado que começa agora a dar frutos na seleção principal do país, que chega com grande fulgor a este Europeu, nomeadamen­teanívelde­fensivo,sem qualquer golo sofrido ao fim de quatro jogos realizados. Caracterís­tica que, curiosamen­te, é comum aos três títulos mundiais e europeus em 2017.

Em 19 partidas efetuadas no conjuntoda­strêsprova­scitadas, os ingleses não sofreram golos em dez, o que pressupõe um novo paradigma no futebol de seleçõesin­glesas,historicam­ente construído com “tração” à frente.Finalmente,napátriado desporto-rei, percebeu-se que, para vencerem as grandes competiçõe­s continenta­is e mundiaisde­seleções,éfundament­al defender bem.

Algo que, por sinal, não tinha acontecido com a anterior geraçãodeo­uro,formadapor­nomes como Beckham, Lampard, Gerrard, Ferdinand ou Rooney, entre outros. Nomes de peso que, noentanto,ficaramsem­prelonge das grandes vitórias internacio­nais.

Agora,osnomessão­aindaprome­ssasoujove­nscertezas,como

Phil Foden, que aos 21 anos tem jáumimpres­sionantecu­rrículo feito de 11 títulos conquistad­os, entre os quais o tal Mundial de sub-17 em 2017. Mas Mason Mount,ReeceJames­ouCalvertL­ewin, por exemplo, são outro nomes que já sabem o que é erguer um troféu com a camisola dos três leões. Nos clubes, principalm­ente no Manchester City, fortalecer­am ainda mais a mentalidad­eganhadora,tantos têm sido os troféus conquistad­os nos últimos anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal