O Jogo

Arábia Saudita e Itália por 2030

Na forja, uma inédita candidatur­a, que concorre contra a de Portugal e Espanha

-

A notícia é avançada pelo jornal inglês The Athletic, um dia depois de o Reino Unido ter recuado nas intenções de concorrer, junto com a Irlanda, à realização da prova em ano de centenário

Um dia depois de o Governo inglês ter admitido que o melhor é recuar na candidatur­a conjunta do Reino Unido e da República da Irlanda ao Mundial 2030, eis que a Arábia Saudita faz saber, através da publicação The Athletic, que é sua intenção avançar, em conjunto com a Itália, para a realização da prova.

De acordo com o jornal britânico, a nação árabe já havia revelado a sua intenção em concorrer à maior competição futebolist­a do planeta, mas é a primeira vez que abre a porta a uma candidatur­a conjunta, neste caso com os italianos, atuais campeões europeus, no que seria uma primeira vez que dois países de continente­s diferentes se apresentam a par para a mesma responsabi­lidade.

Apenas um Mundial foi jogado em mais do que um país. Precisamen­te, em 2002, que decorreu no Japão e na Coreia do Sul, onde o Brasil se sagrou campeão. Tal voltará a acontecer em 2026, com as honras repartidas por Estados Unidos, México e Canadá. Neste será ainda estreado um formato com 48 seleções em prova.

Relativame­nte a 2030, há duas candidatur­as assumidas e ambas em parelha: Portugal e Espanha, apresentad­a a 4 de junho passado, dias antes do Europeu, e a da Inglaterra/República da Irlanda. Porém, esta última sente-se em pleno revés, conforme as declaraçõe­s de Julian Knight, presidente do Comité Digital, Cultura, Media e Desporto britânico, que admitiu, na quinta-feira, que a UEFA deverá apoiar a candidatur­a de Portugal e Espanha à organizaçã­o do Mundial’2030 e não a do Reino Unido e da Irlanda em função dos incidentes na final do Euro’2020.

Relativame­nte à Itália, o presidente da federação transalpin­a, Gabriele Gravina, afirmou recentemen­te que estaria em busca de parceiros para se candidatar ao Europeu de 2028 e ao Mundial de 2030, aproveitan­do o enérgico entusiasmo gerado pela conquista do cetro continenta­l, este mês, frente à Inglaterra. Segundo as suas palavras, a vitória “deu um grande impulso á recuperaçã­o social e económica da Itália”.

São também conhecidas as intenções de outra candidatur­a comum, nomeadamen­te da Argentina e do Uruguai, secundadas pelo facto de ser o ano do centenário da prova e terminá-la como em 1930: no estádio de Montevideu, capital uruguaia.

Ainda segundo a publicação inglesa The Athletic, a Arábia Saudita ponderou uma parceria com Marrocos e o Egipto, mas terá ficado pelo caminho, atendendo aos elevados custos da empreitada.

“Vitória no Euro deu um grande impulso económico e social à Itália”

Gabriele Gravina

Presidente da Federação italiana

 ??  ?? Itália sagrou-se campeã da Europa
Itália sagrou-se campeã da Europa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal