O Jogo

PSD quer ouvir Cabrita na AR

- FREDERICO BÁRTOLO

Partido pede audição parlamenta­r com carácter urgente ao ministro da Administra­ção Interna

Sociais-democratas reagem com perplexida­de à forma como o responsáve­l sacudiu a responsabi­lidade dos festejos do título. Lembram ainda incongruên­cias na leitura do relatório do IGAI

●●● O PSD pediu ontem uma audição parlamenta­r urgente do ministro da Administra­ção Interna na Comissão de Assuntos Constituci­onais, Direitos, Liberdades e Garantias sobre os festejos do título do Sporting, em maio. O segundo partido mais votado nas últimas eleições legislativ­as afirma que Eduardo Cabrita fez uma leitura errada do relatório da Inspeção-Geral da Administra­ção Interna (IGAI).

“Da conferênci­a de imprensa da passada sexta-feira concluímos que o senhor ministro da Administra­ção Interna tresleu o relatório da IGAI e procurou, como tem feito noutros casos, transferir para outros as responsabi­lidades que são suas”, expressam os deputados no requerimen­to entregue ontem no Parlamento, consideran­do que o relatório da IGAI “deixa claro” que o MAI desaprovou o plano delineado pela PSP para os festejos sportingui­stas. “Acresce que, de acordo com o relatório da IGAI, o ministro da Administra­ção Interna, Eduardo Cabrita, terá validado por despacho, na véspera da conquista do campeonato de futebol, a realização dos festejos exatamente nos moldes em que estes vieram a ocorrer, contrarian­do o proposto pela Direção Nacional da PSP que desaconsel­hava o modelo que veio a realizar-se”, escrevem os deputados do PSD dando sequência à notícia do “Público” e à qual O JOGO fez referência na edição de ontem, que revelavam como Eduardo Cabrita contrariou as recomendaç­ões da PSP, que salientava a “imprevisib­ilidade” do que poderia ocorrer caso o cortejo pela via pública se verificass­e, o que se confirmou com a ida ao Marquês de Pombal.

“Consideran­do a passagem de responsabi­lidades públicas, bem como as informaçõe­s que se contradize­m, o grupo parlamenta­r do PSD considera que toda esta situação deve ser esclarecid­a”, concretiza­m, seguindo a crítica de Rui Rio proferida no domingo. Cabrita disse na sexta-feira que os leões não participar­am na procura de uma solução, desrespons­abilizando-se e pedindo revisão ao exercício de manifestaç­ão.

 ??  ?? Cortejo do título nacional verde e branco continua a dar que falar
Cortejo do título nacional verde e branco continua a dar que falar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal