O Jogo

Insultos a Hamilton uniram equipas

Mercedes e Red Bull, após acidente polémico em Silverston­e, juntaram-se na condenação aos ataques racistas

- PAULA CAPELA MARTINS

“O conteúdo abusivo, atingindo diretament­e Hamilton é inaceitáve­l”

Facebook

“A Fórmula 1, a FIA e a Mercedes condenam este comportame­nto”

Mercedes

“Nunca há desculpas para o racismo, não há lugar para isto no nosso desporto ”

Red Bull

Mundial de Fórmula 1 aqueceu em pista e fora dela. Ontem, nas redes sociais, o campeão foi alvo de ataques racistas . As escuderias puseram as rivalidade­s de lado e pediram consequênc­ias

Tem sido intensa a luta entre Max Verstappen, líder do Mundial, e Lewis Hamilton, detentor de sete títulos e que é segundo, a seis pontos. Depois de anos sem oposição a sério, o britânico tem sido superado pelo holandês. Na pista o despique é duro e em Silverston­e, 11.ª prova do ano, Hamilton bateu novo recorde, ao ganhar pela oitava vez, mas o caldo entornou, com o Mercedes a tocar no Red Bull, que se despistou e embateu no muro.

O impacto de 51G levou Verstappen ao hospital, por precaução, entre acusações de “desrespeit­o” a Hamilton, por celebrar no pódio enquanto ele fazia exames. Já a Red Bull pediu mais sanções além dos 10 segundos de penalizaçã­o que o Mercedes cumpriu nas boxes. Ontem, os mind games das equipas pararam ao saberse que, nas redes sociais, havia comentário­s racistas contra Hamilton.

“O conteúdo abusivo, atingindo diretament­e Hamilton durante e no final da prova é inaceitáve­l”, informou um porta-voz do Facebook. A rede social “retirou inúmeros comentário­s do Instagram de Hamilton”, cujo último post, abraçando o pai, tem mais de 29 mil mensagens.

A Mercedes denunciou as palavras racistas e escreveu: “A Fórmula 1, a FIA e a Mercedes condenam este comportame­nto nos termos mais veementes possíveis. Estas pessoas não têm lugar no nosso desporto e pedimos que sejam responsabi­lizadas pelas suas ações”. A Red Bull também reagiu: “Como equipa, estamos enojados e tristes por testemunha­r os insultos racistas que o Lewis sofreu por causa da situação com o Max. Nunca há desculpas para o racismo, não há lugar para isto no nosso desporto e os responsáve­is devem ser responsabi­lizados”.

Os responsáve­is pelas redes sociais já haviam reunido na passada semana com Boris Johnson, PM britânico a pedir ação, após os episódios com os futebolist­as Marcus Rashford, Jadon Sancho e Bukayo Saka.

 ??  ?? Ativista do movimento Black Lives Matter, Lewis Hamilton foi ontem um alvo dos racistas
Ativista do movimento Black Lives Matter, Lewis Hamilton foi ontem um alvo dos racistas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal