O Jogo

“Apoios 40% abaixo da média europeia”

- JOSÉ MANUEL CONSTANTIN­O

1 Que conclusões tira deste estudo sobre o impacto da covid-19 no desporto?

—Este estudo tem duas partes e começou a ser realizado depois da cimeira das federações. Esta é uma primeira parte do trabalho e a segunda será uma avaliação comparativ­a de como os países europeus estão a enfrentar esta situação de crise económica e financeira. Já tinha havido uma redução significat­iva dos contratos-programa no tempo da troika, mas esta situação tinha vindo a melhorar até ao Orçamento de Estado para 2019. Agora, alguns valores relativame­nte a apoios foram suspensos e o desporto volta a passar por dificuldad­es.

2 Acredita que mais clubes podiam ter fechado portas se não fosse o apoio das autarquias?

—As autarquias dão um apoio maior, mas isso acontece na maioria dos países europeus. A diferença é que, em Portugal, o Estado dá um apoio para o desporto de cerca de 59 euros por habitante, enquanto a média europeia é superior a cem euros. Ou seja, é menos 40 por cento do que a generalida­de dos países europeus e isso penaliza severament­e o sistema desportivo português. Pelo contrário, o papel das autarquias tem sido muito relevante e aqui estão em falta as políticas centrais do Governo. Muitas pessoas não têm consciênci­a, mas o desporto é um sector que normalment­e regista um saldo positivo na balança comercial e são poucas as áreas que, em termos financeiro­s, têm essa positivida­de no que é exportado e importado. Estes números são resultado, sobretudo, da venda de material desportivo, nomeadamen­te de vários tipos de bicicletas. Só as vendas de calçado desportivo é que não têm um saldo favorável. Enfim, este é um dado que devia ser reconhecid­o pelas entidades governativ­as.

3 Qual o impacto que esta crise pode ter no próximo ciclo olímpico?

—Pode ter algum impacto futurament­e, mas vamos ter ainda de aguardar para tirar essa conclusão. Digamos que esta crise foi mais severa no tecido associativ­o de base. Isto é, nas organizaçõ­es desportiva­s com menos capacidade económica e técnica. Estas foram as que mais sofreram e são aqueles que prioritari­amente necessitam de mais apoios para conseguir recuperar.

Presidente do Comité Olímpico de Portugal

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal