O Jogo

Telma atacou até... perder

Medalhada portuguesa no Rio’16 teve saída inglória ao ser eliminada no prolongame­nto devido a castigos

- CARLOS FLÓRIDO

“Tinha a estratégia certa, fixar a pega e tentar projetar. Dei tudo”

Telma Monteiro

-57 kg

Um pé fora da área de combate e dois ataques falsos eliminaram Telma Monteiro aos 9m31s do segundo combate e depois de dominar a polaca Julia Kowalczyk. Benfiquist­a não descartou ir a Paris’24

Telma Monteiro, de 35 anos e única medalhada portuguesa nos Jogos do Rio’16, foielimina­daaosegund­ocombate em Tóquio, pela polaca Julia Kowalczyk e por acumulação de castigos. Foi uma saída inglória, pois a portuguesa dominou o combate e a rival, jogando à defesa, soube evitar sempre os “shido” ditados pelo árbitro, até vencer sem nada ter feito por isso.

“Há quatro anos, ninguém dizia que chegava aqui como cabeça de série”, disse Telma no final, numa chamada de atenção para a competitiv­idade que já este ano lhe valera um título europeu e ficou bem patente no triunfo frente à costa-marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne, com duplo waza-ari em 1m37s. Perante a polaca, a benfiquist­a também esteve sempre ao ataque, mas sem o mesmo sucesso. “Ela teve uma postura muito defensiva desde o início. Estava pouco expectante, talvez receosa de tomar a iniciativa. Percebi que tinha a estratégia certa, de fixar bem a pega e tentar projetar. O combate foi-se prolongand­o e ela não tinha iniciativa. Desgasta imenso, estava a atacar muito, a fazer muita força, e ela muito defensiva. Ao fim de 10 minutos, já era difícil ser explosiva como sou”, narrou Telma, que ainda nos quatro minutos iniciais poderia ter ganho, quando o VAR analisou uma queda da polaca. Não sendo considerad­a uma pontuação, o “golden score” iniciou-se já com um castigo por passividad­e a Kowalczyk e a portuguesa de folha limpa.

Depois, chegou o pior. Telma foi castigada por sair da área de combate (5m22s) e por falsos ataques (8m57s e 9m31s), sendo eliminada ao terceiro “shido”.“Sinto-memuitotri­ste, queria avançar mais na competição. É uma sensação diferente, frustrada e desiludida, porque sinto que dei tudo o que tinha. Saí exausta, lutei os 10 minutos para ganhar”, comentou, sem criticar o árbitro. A verdade é que a polaca de 23 anos, apostando bem no cansaço da rival, fizera sempre tudo para evitar os castigos passividad­e.

 ??  ?? Telma Monteiro vira costas a Julia Kowalczyk, a polaca
que jogou à defesa
Telma Monteiro vira costas a Julia Kowalczyk, a polaca que jogou à defesa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal