O Jogo

Neemias com lugar na história

Português escolhido por Sacramento

- CATARINA DOMINGOS

Não tendo o internacio­nal sub-20 já contrato garantido, os jogos de verão vão ser decisivos para o futuro, mas os Kings, pela juventude e ausência de pressão para ganhar, podem ser o destino ideal para evoluir

Tal como há 23 anos, na seleção de Ticha Penicheiro para as Monarchs no princípio deumaligaç­ãodegrande­sucesso na WNBA, os destinos de Sacramento e Portugal voltaram a cruzar-se na madrugada de ontem, durante o Draft da NBA. O português Neemias Queta,de22anose2,13metros, foi escolhido pelos Kings na 39.ª posição do evento realizadon­oBarclaysC­enterdeBro­oklyn e no qual as 30 equipas da liganorte-americanar­ecrutam as 60 melhores promessas.

Cumprindo-se um momento histórico para o basquetebo­l nacional, pois nunca um jogador luso tinha sido selecionad­o, Queta foi até chamado mais cedo do que a maioria dos analistas americanos previa, pois estava apontado para o fim da segunda ronda. Mas Sacramento já tinha dado sinais de interesse no basquetebo­lista formado no Barreirens­e e Benfica, após um “workout” realizado há umas semanas. “Senti que foi dos melhores treinos que tinha feito”, contou à SportTV o gigante luso a partir de Los Angeles, onde acompanhou a cerimónia, vestido a rigor e na presença da mãe, Mica Queta.

“Olá a todos os nossos novos fãs portuguese­s”, escreveu, no Twitter, a equipa da costa Oeste, criada em 1948, mas apenas sediada em Sacramento desde 1985, tendo 19 Hall of Famers e 12 atletas All Star ao longo da história. Com uma média de idades a rondar os 25 anos e não existindo a pressão de títulos – o único foi em 1951 –, o cenário pode ser o ideal para o internacio­nal português crescer.

Antes dele, os Kings selecionar­am o base Davion Mitchell, para quem o português perdera o prémio de jogador defensivo da época na NCAA. Por ter sido chamado na primeira ronda (30 primeiros lugares) – e na nona escolha –, só o ex-Baylor tem já contrato garantido, enquanto Neemias vai ter de continuar a mostrar serviço para assinar. A primeira oportunida­de deve surgir na próxima semana, no Califórnia Classic, liga de verão organizada por Sacramento e que este ano conta com Lakers, Golden State e Miami.

Segue-se a NBA Summer League de Las Vegas, a partir do dia 8. No entanto, as declaraçõe­s do diretor geral dos Kings fazem crer que o português foi eleito para ficar – “Ainda bem que não estava no radar das outras equipas. Esperamos que consiga construir um nome na NBA aqui” –, havendo mesmo a chance de vir a ter minutos no ano de rookie, pois nem Richaun Holmes nem Hassan Whiteside estão garantidos para 2021/22 e MarvinBagl­ey poderá sair, depois de três épocas sem fazer jus ao estatuto de número dois do Draft de 2018.

“Foi lindo. Já esperava este dia há muito tempo. Agora tenho muito pela frente”

Neemias Queta Escolha 39 do NBA Draft 2021

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal