O Jogo

“Quartos” na mão

Portugal fez uma bela primeira parte contra a Dinamarca, foi para intervalo a perder por um, mas depois cedeu. Ganhando ao Japão apura-se

- RUI GUIMARÃES

Era impossível pedir mais a Portugal, que perdeu com a Dinamarca, por 34-28. Porém, o apuramento para os quartos de final do Torneio Olímpico de andebol ficou praticamen­te nas mãos, bastando, amanhã, à01h00(9damanhãno­Japão), um empate frente à equipa da casa, isto se o Barém não ganhar ao Egito, cenário improvável. De qualquer forma, a jogarcomoo­ntem,Portugalve­ncerá pela certa e não dependerá de ninguém.

Perante a bicampeã mundial e campeã olímpica em título, com jogadores de um nível muito acima da média, os Heróis do Mar fizeram uma grande exibição, embora bem melhor na primeira parte, tendo chegado ao intervalo a perder por uma bola com a melhor equipa do Mundo.

O boa atuação lusa começou na baliza, com Humberto Gomes entre os postes a fazer 10 defesas, continuou na fantástica atitude defensiva e prolongou-se por um ataque fluído, com ideias e eficaz. Assim, foi com naturalida­de que a Seleção Nacional chegou ao intervalo a perder por apenas um (19-20), após dois golos consecutiv­os de João Ferraz.

Na segunda parte, que a equipa lusa começou em inferiorid­ade numérica devido a uma exclusão ridícula de Daymaro Salina mesmo a acabar a primeira, Portugal ainda se manteveaum­abolaatéce­rcados40 minutos(21-22),masdepoiso­s nórdicos puxaram dos galões e, com um parcial de 5-0 (2127), partiram para o triunfo mais do que esperado. Nos primeiros 20 minutos do período complement­ar a formação lusa fez apenas quatro golos, o queseriama­nifestamen­tecurto num jogo “normal”, mas contra a Dinamarca acontece sem que existam culpados.

Realce-se a 100.ª internacio­nalização A de Rui Silva – 212 no total – e, com os dois golos que apontou, a chegada aos 300 de Gilberto Duarte só na seleção A (no total tem 438).

Portugal decide amanhã (1h00) a sua passagem aos quartos de final, que conseguirá vencendo o Japão, já conhecendo o destino se o conseguir: na próxima terça-feira defrontará a França, já vencedora do Grupo A e eterno rival dos grandes momentos.Foi ao bater a seleção gaulesa que iniciou a atual fase gloriosa, em abril de 2019, que arrancou para o sexto lugar noEuropeu de 2020, que perdeu no Mundial deste ano, ficando em décimo, e que conseguiu a qualificaç­ão olímpica.

“Demos tudo neste jogo, mas agora o nosso foco é o Japão e queremos muito estar nos quartos de final”

Gilberto Duarte

Lateral esquerdo

 ??  ?? Gilberto Duarte já teve mais tempo em jogo (26 minutos), marcou dois golos e chegou aos 300 pela seleção A
Gilberto Duarte já teve mais tempo em jogo (26 minutos), marcou dois golos e chegou aos 300 pela seleção A

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal