O Jogo

“Prometo o ouro nos Jogos de Paris”

Jorge Fonseca, que referiu não estar totalmente feliz por só ter ganho o bronze, disse que vai descansar uns dias e trabalhar para 2024

- RODRIGO CORTEZ

Chegou de crachá da Polícia ao peito e mantém o sonho de seguir essa profissão. Abraçou a mãe, beijou a namorada, depois falou aos jornalista­s e disse que vive e trabalha “para alcançar a glória”

Quando Jorge Fonseca chegou, Jorge Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Judo já havia falado. “Não desiludiu ninguém, bem pelo contrário. Estava prometido lutar por uma medalha e ele conseguiu-a. Não foi aquela que ele queria, e nós todos queríamos, ele queria o ouro, tal como nós, mas é uma medalha e quem nos dera a nós que venham mais como esta”.

Pouco depois, a voz do judoca nascido nascido em São Tomé e Príncipe a 30 de outubro de 1992 e chegado a Portugal com 12 anos. “Ainda não fiz história, ainda não. Estou muito feliz, mas o meu objetivo era conquistar o ouro, trabalhei bastante para conseguir esse objetivo, mas o que consegui foi o bronze”, disse, continuand­o com uma firmeza notável: “Quero o ouro em Paris e já vou trabalhar para isso. Não fiz a dança porque não conquistei o ouro, mas vou dançar pimba em Paris, vai ser lindo. Se é uma promessa? É. Eu prometo e vou cumprir. Desta vez não prometi, mas em Paris estarei em melhor forma e vou cumprir. Eu trabalho para o ouro e para a glória”.

No aeroporto, para além de várias dezenas de anónimos à sua espera, estavam a mãe, o filho, a namorada e o irmão, que revelou a O JOGO que Jorge Fonseca “continua com o sonho de ser polícia”, ele que apareceu com um crachá ao peito... “Estava muito ansioso por chegar, não dormi quase nada, queria chegar e partilhar isto com a minha família e os portuguese­s. Hoje sim, vou dormir, e com a medalha ao pescoço”, prosseguiu o judoca, assegurand­o que Portugal vai somar mais medalhas: “Sim, claro sim, vamos trazer mais medalhas dos Jogos e deixei essa mensagem em Tóquio”.

JORGE FONSECA AGRADECEU AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, A FREDERICO VARANDAS E AO TÉCNICO PEDRO

SOARES “Esta medalha vai para casa da minha mãe. Ela é a minha fã n.º1 e fica mais nervosa do

que eu”

Jorge Fonseca

Judoca

 ??  ?? Jorge Fonseca rodeado pela família, à chegada a Portugal
Jorge Fonseca rodeado pela família, à chegada a Portugal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal