O Jogo

Há uma taxa que dá milhões

PASSADO Com Jorge Jesus ao leme na Europa, o Benfica tem registo de 82% de êxito em rondas duplas a eliminar

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Sem contar com a queda da época passada, em um só jogo, com o PAOK, apenas três equipas inglesas (Arsenal, Chelsea e Liverpool) e o Braga deitaram ao tapete as águias do amadorense

O Benfica tem esta noite nos Países Baixos o maior teste da época, pelo menos até ao momento, num jogo decisivo frente ao PSV Eindhoven que pode ditar a perda ou o ganho de 37 milhões de euros só pela entrada na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa orientada por Jorge Jesus vai defender a vantagem de um golo trazida da Luz, alcançada na passada semana, e conta com um histórico favorável do técnico em provas a eliminar, a duas mãos e no banco das águias, nas competiçõe­s europeias: em 22 embates ao serviço dos encarnados o amadorense seguiu em frente em 18 ocasiões e apenas foi eliminado em quatro.

Nesta contabilid­ade, que regista assim uma taxa de êxito de 82 por cento, não está incluído o desaire da temporada passada frente ao PAOK, numa eliminatór­ia disputada apenas a uma mão e na Grécia, sem jogo de retorno para as águias poderem inverter o 2-1 de Salónica que as deixou afastadas da Champions e dos muitos milhões a que, agora, os encarnados pretendem deitar a mão para evitar o desequilíb­rio das contas. Olhando para o passado de Jorge Jesus neste tipo de etapas com duas partidas, apenas Arsenal (nos 1/16 da Liga Europa da época passada), Chelsea (quartos de final da Champions em 2010/11), Braga (meias-finais da Liga Europa em 2010/11) e Liverpool (quartos da Liga Europa em 2009/10) conseguira­m manchar o sucesso do treinador ao serviço dos encarnados nas provas europeias.

Na presente época, olhando para os dois triunfos conseguido­s na ronda anterior frente ao Spartak de Moscovo, Jesus continua de mão quente em eliminatór­ias duplas. As épocas de maior sucesso do treinador foram, como é lógico, aquelas em que levou as águias às finais perdidas da Liga Europa. Assim, em 2013/14 e para chegar ao decisivo embate com o Sevilha, as águias de Jesus deixaram para trás Juventus, AZ Alkmaar, Tottenham e PAOK. Já em 2012/13, até ao jogo da final contra o Chelsea, o Benfica superioriz­ouse a Fenerbahçe, Newcastle, Bordéus e Bayer Leverkusen.

 ??  ?? Jesus preparou ontem Lucas Veríssimo e restante plantel para o jogo da época
Jesus preparou ontem Lucas Veríssimo e restante plantel para o jogo da época

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal