O Jogo

Trio poupado p ara o clássico

Coates, Inácio e Matheus Nunes livres dos compromiss­os de seleções

- FREDERICO BÁRTOLO

Se não se confirmare­m lesões longas no plantel, o onze leonino pode ser o habitual. Ugarte e Plata chegarão em cima do duelo, mas não assustam. Pote, Palhinha e Nuno Mendes terão três treinos

O Sporting terá três “reforços” para o clássico com o FC Porto, esse é o balanço das dispensas de Gonçalo Inácio, Coates e Matheus Nunes das seleções de Portugal, Uruguai e Brasil, respetivam­ente, as duas primeiras por lesão, a do médio pela necessidad­e de cumprir quarentena após a chegada a Lisboa. Os três atletas, titulares em todos os jogos oficiais do Sporting esta época, estarão prontos para o encontro com os dragões, que, devido à partida com o Ajax a 15 de setembro, poderá ser antecipado de dia 12 para 11.

Sem estas dispensas, o leão iria ter Coates a chegar poucas horas antes e não teria Matheus Nunes no clássico. O apertado apuramento na América do Sul obriga à exigência máxima e o Uruguai é quarto e teria Coates para os jogos no Peru, no dia 3, e para as receções à Bolívia e Equador, a 5 e 9. O final do último jogo seria já na madrugada de dia 10 em Portugal, logo o central não aterraria a tempo de treinar com a equipa antes de defrontar o FC Porto, já sem falar do desgaste pela altitude e viagens. A federação do Uruguai informou que Coates sofre de uma inflamação num joelho. O Sporting não divulgou a extensão da lesão, mas não se trata de uma mazela que inspire preocupaçã­o, pelo que o central estará apto rapidament­e e pronto para preparar o jogo com o FC Porto.

O caso de Matheus Nunes é diferente. O Brasil confirmou a nega por parte do Sporting (ver caixa) – mesmo depois de Amorim garantir que não travaria nenhum internacio­nal – devido à necessidad­e do jogador fazer quarentena. O Brasil vai ao Chile no dia 3, recebe a Argentina a 5 e o Peru a 10: o médio chegaria antes de Coates, mas estaria impedido de jogar e de treinar se tivesse de cumprir quarentena de 14 dias, como se exige a quem não tem a vacinação completa, falhando FC Porto, Estoril e Marítimo na

Lesão: uruguaio tem inflamação num. Nã ofoi dado tempo de recuperaçã­o

Condição: Inácio não vai poder cumprir a estreia pelos AA por problemas físicos

Ausência: Matheus teria uma quarentena ao voltar. Sporting deu nega ao Brasil

Liga, e Ajax, na Champions.

Na Seleção portuguesa, o apuramento para o Mundial dita uma viagem até ao Azerbaijão, dia 7, já depois do particular com o Catar na Hungria. As viagens são curtas, a fadiga também e Pedro Gonçalves, Palhinha e Nuno Mendes estão de volta ao clube no dia 8, ainda com três treinos de preparação para fazer. Gonçalo Inácio não preocupari­a, porém não vai então estrear-se, depois de a FPF ter informado que o atleta sofre de “problemas físicos”. Plata vai jogar pela seleção do Equador e defronta Ugarte no dia 9. Os dois poderão chegar dia 10 a Lisboa e longe do clássico, mas não são jogadores que entrem nos planos para o onze. Já Coates, Inácio e Matheus são primeiras escolhas e, com estas dispensas, permitem que Rúben Amorim prepare a estratégia para o clássico com tempo e mais estas três armas.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal