O Jogo

“Só será uma boa época se ganharmos o campeonato”

O médio aponta a conquista da Liga como prioritári­a sobre uma boa participaç­ão na Champions. Quanto à escolha de ir para o Benfica, garantiu ter sido “a mais acertada”

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

O internacio­nal português assumiu uma “grande pressão” para eliminar o PSV e um “alívio para todos no fim” pelo apuramento para a Champions. A Jesus reconheceu “exigência grande no treino e no clube”

João Mário explicou que, apesar de ter tido ofertas de ligas mais interessan­tes que a portuguesa, a “grandeza” do Benfica foi determinan­te. “Pelas equipas que me foram aparecendo, mesmo de campeonato­s mais competitiv­os, olhei para a grandeza do Benfica e achei que era a melhor escolha e foi a mais acertada”, afirmou o médio em entrevista à BTV. Já sobre uma meta essencial, apontou ao campeonato como barómetro do sucesso. “Só será uma boa época se ganharmos o campeonato, é o principal objetivo. Sabemos que a expectativ­a é alta, por isso temos de apontar sempre para ganhar o campeonato. Menos do que isso não será positivo.” E acrescento­u: “Não adianta nada fazer um grande jogo contra o Barcelona e não ganhar os jogos em Portugal. Temos de ter motivação para ganhar jogos pequenos pois são esses que dão títulos. O Benfica pode fazer uma grande campanha na Champions mas o grande objetivo é ser campeão nacional.”

Em termos coletivos, João

Mário garante que as águias irão crescer mais. “A equipa tem muita margem para melhorar, o processo defensivo está muito bom falta e queremos melhorar o processo ofensivo. Normalment­e as equipas do míster [Jorge Jesus] são muito ofensivas, fazem muitos golos e é nisso que estamos focados agora”, frisou o médio, que vê um balneário forte. “Não posso comparar com o que era antes mas sente-se o otimismo, sabemos ter todas as condições para sermos campeões”, analisou. A nível individual, espera superar os sete golos e dez assistênci­as em 2015/16: “Foram bons números, acredito que posso superar essa barreira. Mas se me perguntare­m se quero ser campeão e ganhar títulos ou ter grandes números, direi que prefiro vencer títulos.”

Sobre o empate de Eindhoven apelidou-o de “especial”. “Sentiu-se um pouco de receio à volta por jogarmos contra uma grande equipa mas acreditámo­s sempre que podíamos passar. Tivemos de nos agarrar uns aos outros para superar um grande adversário. Havia uma grande pressão para atingir o primeiro grande objetivo e não entrar na Liga dos Campeões podia criar alguma instabilid­ade. Sentimos o peso dessa responsabi­lidade pois o Benfica tem de estar na Liga dos Campeões e assumimos esse desafio, daí o alivio grande para todos no fim”, assumiu João Mário. Quanto a Jorge Jesus, só elogios: “Tem uma exigência muito grande no treino e no clube. É uma pessoa ímpar pois consegue colocar uma exigência grande em todo o clube, o que é muito difícil de acontecer hoje no futebol.”

“Temos de apontar sempre para ganhar o campeonato nacional. Menos do que isso não será positivo”

“Se me perguntare­m se quero ser campeão ou ter grandes números individuai­s, direi que prefiro vencer títulos”

“[Com o PSV] sentiu-se um pouco de receio à volta por jogarmos contra uma grande equipa mas acreditámo­s que podíamos passar. Tivemos de nos agarrar uns aos outros”

Registo: em 2015/16 João Mário fez sete golos e 10 na assistênci­as, marcas que espera bater na Luz

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal