O Jogo

Plano especial para os azeris

Luxemburgo preocupado com o adversário português de dia 7 Em 2019, um drone com uma bandeira de Nagorno-Karabakh assustou os luxemburgu­eses

- RODRIGO CORTEZ

O Luxemburgo-Azerbaijão desta noite, para o Grupo A (o mesmo de Portugal) suscitou especiais medidas de segurança por parte das autoridade­s luxemburgu­esas.

Os organizado­res destacaram 100 seguranças para esta partida no sentido de evitar novas interferên­cias extra jogo por parte de cidadãos do Azerbaijão, como ocorreu num encontro em 2019, também no Luxemburgo, entre Dudelange e Qarabag.

Esse confronto, a contar para a Liga Europa, foi suspenso porque um drone tinha sobrevoado o relvado com uma bandeira de Nagorno-Karabakh pendurada. Esta região está na origem de um conflito entre o Azerbaijão e a Arménia pela posse do território, coma ocorrênci ademais de 40 mil mortos no total, sete mil dos quais no ano de 2020, antes do cessar fogo (que ainda se mantém) de novembro.

“Esperamos que o incidente ocorrido durante o Dudelange-Qarabag não se repita. A polícia garantiu que tudo será feito da melhor forma”, comentou Erny Decker, da federação do Luxemburgo.

Esta partida marca ainda a estreia do Estádio do Luxemburgo, que passa a receber os jogos caseiros desta seleção na sequência da construção de um complexo imobiliári­o no local onde se encontra o Estádio Josy Barthel, que antes recebia a seleção.

Para esta partida, o Luxemburgo tem quatro ausentes, dois deles por covid-19, o que provoca receios de ordem sanitária no Azerbaijão, que por sua vez defronta Portugal em Baku, já no próximo dia 7.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal