O Jogo

INGLATERRA TEM AS MÃOS LARGAS

MERCADO Premier League gastou quase tanto em reforços como Itália, Alemanha e França em conjunto

- RODRIGO CORTEZ

Em número de reforços, as ligas mais abastadas da Europa aproximara­m-se bastante, todas elas com pouco mais de duas centenas de jogadores adquiridos. A diferença esteve no preço médio

Na janela de mercado que ontem encerrou, a Premier League foi mais uma vez a competição rainha da Europa no que diz respeito a transferên­cias. À hora de fecho deste jornal, estavam contabiliz­adas compras no valor de 1346 milhões de euros por parte dos clubes ingleses, bastante mais do que qualquer uma das outras ligas mais abastadas.

Só para se ter uma ideia, os clubes ingleses gastaram praticamen­te o mesmo do que as ligas italiana (550 milhões), alemã (416) e francesa (377) juntas. A liga espanhola foi uma espécie de parente pobre deste defeso, com gastos na ordem dos 293 milhões de euros.

É verdade que falhou o negócio Mbappé, que poderia elevar os gastos espanhóis para perto dos 400 milhões, mas há um indicador claro das diferenças de poder aquisitivo entre os clubes da liga inglesa e os da espanhola, principais candidatos ao título virtual de melhor liga nacional de futebol do mundo.

Os 20 emblemas da Premier League adquiriram um total de 246 futebolist­as nesta janela, número que, curiosamen­te, foi semelhante ao de espanhóis (245 jogadores comprados), italianos (231) e alemães (251).

A grande diferença esteve, portanto, no preço médio pago por cada reforço: enquanto os ingleses gastaram em média 5,5 milhões por reforço (para o cálculo da média foram incluídos os jogadores a custo zero), franceses e italianos ficaram-se por 1,2 milhões de euros em média por cada futebolist­a.

Quanto a clubes, cada um dos ingleses despendeu 67 milhões de euros em média, contra, por exemplo, 14,6 milhões de cada emblema espanhol.

 ??  ?? Grealish, que se mudou para o City, foi a transferên­cia mais cara deste mercado
Grealish, que se mudou para o City, foi a transferên­cia mais cara deste mercado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal