O Jogo

João Sousa com trabalho árduo

A primeira vitória no ATP Challenger Tour desde julho de 2013, aconteceu ontem no Rafa Nadal Open

- MANUEL PÉREZ

Foram precisas quase três horas para justificar o favoritism­o no regresso a uma realidade fora da caixa a que se habituou e que serve para recuperar o melhor nível nesta fase da carreira

A inevitável descida de João Sousa (149.º mundial) à Liga 2 do ATP Tour teve ontem início e logo com um duríssimo teste na abertura do Rafa Nadal Open, o challenger a decorrer na academia de Manacor, assinalado pelo triunfo em três sets, 6-4, 1-6 e 7-5, sobre o japonês Hiroki Moriya (286.º). “Uma vitória muito sofrida, bastante suada, mas saborosa”, relatou a O JOGO, após um encontro em que quase pagou muito caro o fraco aproveitam­ento de três de 18 pontos de break! “Foram realmente muitas oportunida­des desaprovei­tadas, mas nunca deixei de acreditar que podia dar a volta”, considerou a propósito da capacidade de superação perante a adversidad­e – evitou que o adversário fechasse a contenda quando serviu a 4-5, virando para 7-5 – e num circuito challenger em que o pequeno detalhe se pode transforma­r num grande desafio: “Tenho de estar mentalment­e muito forte para aceitar esta nova realidade e joguei a um nível muito bom nos últimos três jogos. Foi isso que fez a diferença”.

“Uma boa vitória ajuda sempre a aumentar a confiança e ainda tenho muito trabalho pela frente para voltar àquilo que quero”, adiantou, antes de defrontar amanhã Roberto Ortega-Olmedo (329.º), o madrileno que foi o rival a quem ganhou, também numa segunda ronda, rumo ao último título no ATP Challenger Tour, há oito anos e um mês, em Guimarães.

Frederico Silva (180.º) estreou-se com uma autoritári­a vitória, 6-3 e 6-1, face ao australian­o Bernard Tomic (264.º), nome sonante que o sucesso prematuro desviou várias vezes do caminho certo.

“Tenho de estar mentalment­e muito forte para aceitar esta nova realidade”

João Sousa

149.º do ranking ATP

 ??  ?? João Sousa necessitou de três horas para vencer
João Sousa necessitou de três horas para vencer

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal