O Jogo

Espectador­es têm vindo a aumentar

PANDEMIA Primeiras jornadas dos campeonato­s nacionais de futebol foram realizadas com um terço das lotações

- ANTÓNIO BARROSO

Há uma sensação de retoma no ar, no que diz respeito às assistênci­as nos estádios. As duas primeiras jornadas ficaram aquém do esperado, mas os sinais, a seguir, foram de melhoria. Os próximos jogos já terão mais lotação

Os números de espetadore­s das primeiras jornadas das ligas BWIN, SABSEG e Liga 3 revelaram um crescendo de espetadore­s que reflete níveis de confiança compatívei­s com o aumento para 50 por cento das lotações disponívei­s nos estádios, nas jornadas que se seguem. Recorde-se que até à passada semana, os emblemas apenas podia vender um terço dos lugares aos adeptos locais e visitantes.

No principal campeonato, após um arranque prometedor, com um total de 41633 espectador­es nos nove encontros, os números caíram na segunda ronda, para 28947, recuperand­o para 36205 e 45124 nas duas jornadas seguintes.

A SABSEG também revelou um crescendo entre a primeira e a quarta jornadas, de 4385 para 5621, tal como aconteceu na Liga 3, que cresceu dos 3782 da ronda de arranque para os 5303 da terceira jornada, no passado fim de semana.

A abertura da Direção-Geral de Saúde (DGS), secundada pelas autoridade­s governativ­as e de segurança, ao aumento das lotações nos recintos desportivo­s para metade das suas capacidade­s só não foi aproveitad­a no último fim de semana porque essa decisão surgiu muito em cima das datas dos jogos, já com a bilhética dos clubes organizada para os níveis anteriorme­nte autorizado­s.

Vendo pelo lado dos clubes, o Benfica, que recebeu o Tondela, esgotou as disponibil­idades, com 19425 espetadore­s, seguido pelo FC Porto, com 12588, também no máximo então possível. E em Braga houve 7590 pessoas a assistir ao empate sem golos entre os locais e os rivais do V. Guimarães.

Na Liga SABSEG, Farense e Rio Ave foram dos que mais adeptos convencera­m a adquiri ingresso (1555 e 1025, respetivam­ente). A propósito, o emblema de Faro passou a ter o seu estádio interditad­o após a realização da quarta jornada – dupla nota negativa ao relvado – e, caso não resolva o assunto até então, pode ter que jogar no Estádio Algarve (Faro/Loulé).

FC PORTO E BENFICA ENCHERAM OS SEUS LUGARES DISPONÍVEI­S (UM TERÇO DOS ESTÁDIOS). HÁ SINAIS DE

RETOMA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal