O Jogo

“QUERO CHEGAR A MELHOR DO MUNDO”

Edu Sousa, eleito melhor guarda-redes do campeonato espanhol, faz parte do lote de convocados do selecionad­or Jorge Braz para o Mundial da Lituânia

- FILIPA MESQUITA JOÃO MAIA

Estreante numa fase final de quinas ao peito, o guardião admitiu que foi “fácil” integrar-se na Seleção, revelando estar ansioso pela “estreia” e com “vontade de ajudar a equipa”

Nasceu em Mirandela, mas quis o destino que o guarda-redes Edu Sousa desse os primeiros passos na modalidade no país vizinho, aquando da mudança da família, tinha ele dez anos. Começou por jogar futebol, mas foi ofut sal que lhe roubou o coração. Na baliza, encontrou um lugar que nunca trocou eé lá que tembr ilhado.

Na última temporada foi considerad­o o melhor guarda-redes da liga espanhola e ainda esteve nomeado para melhor guarda-redes do mundo, distinções que, acredita, podem ter sido o ponto de partida para figurar entre os eleitos de Jorge Braz para o Mundial da Lituânia. “Tento fazer o melhor com a minha equipa [Viña Valdepeñas], chegar às melhores competiçõe­s espanholas e trabalhar o ano todo para que o míster Jorge Braz aposte em mim. Acho que nestes últimos anos atingi um nível muito bom, mas ainda tenho de continuar a trabalhar para melhorar algumas coisas e tentar chegar a melhor do mundo”, ambicionou o guardião, de 25 anos, abordando também a integração na equipa das quinas. “No primeiro momento que chegas aqui vês logo a qualidade do grupo. Não só a jogar, mas também como pessoas. Digo sempre que foi muito fácil chegar à seleção e integrar-me, eles fizeram com que isso fosse fácil para mim também”, contou.

No Mundial, Edu vai ter a primeira experiênci­a numa fase final por Portugal, um momento muito desejado pelo guarda-redes. “Em termos de jogo, acho que vai ser uma grande competição. Estou ansioso pela minha estreia e com muita vontade de ajudar o nosso país”, referiu, perspetiva­ndo também a prestação da Seleção Nacional. “O primeiro passo é passar a fase de grupos e depois ir jogo a jogo. Vamos dar o nosso melhor para ver até onde conseguimo­s chegar”, apontou.

Para além de Edu, o selecionad­or nacional conta com mais dois guarda-redes, Vítor Hugo e Bebé, a quem aponta grandes qualidades que gostava de ter: “Do Bebé gostava de ter os reflexos. Quanto ao Vítor Hugo, considero que somos muito parecidos, em termos de posicionam­ento e de leitura de jogo”, avaliou o guarda-redes de 25 anos.

“Acho que nestes últimos anos atingi um nível muito bom, mas ainda tenho de continuar a trabalhar”

“O primeiro passo é passar a fase de grupos, e dar o nosso melhor para ver até onde conseguimo­s chegar”

Edu Sousa Guarda-redes da Seleção Nacional

 ??  ?? Edu Sousa, 25 anos, joga nos espanhóis do Viña Valdepeñas
Edu Sousa, 25 anos, joga nos espanhóis do Viña Valdepeñas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal