O Jogo

Roglic com ataque que vai ficar na história

Esloveno seguiu Egan Bernal, que fugiu a 61 km da meta, e deixou-o para trás nos Lagos de Covadonga

- FREDERICO BÁRTOLO

Odd Eiking começou a perder a liderança a 63 km do fim e ainda caiu. Ineos quis repetir o sucesso de Froome no Giro de 2018, mas quem aproveitou a fuga louca foi Roglic, que ficou perto do tri na Vuelta

Uma Volta a Espanha feita de êxitos de pequenos fugitivos e ataques banais foi abalada, ontem, por uma memorável etapa 17, a da chegada aos Lagos de Covadonga. O ataque de Egan Bernal e Primoz Roglic, ainda longe da montanha de categoria extra, não só tirou a camisola vermelha a Odd ChristianE­iking,quedescolo­u a 5 km do fim da segunda subida à Collada Llomena, como valeu a melhor exibição da carreira ao esloveno.

Ao jeito de Froome em 2018, que virou a Volta a Itália a seu favor com um ataque a 80 km da meta na Colle delle Finestre, a britânica Ineos foi arrojada e Egan Bernal arrancou a 61 km do fim. Já sem Nelson Oliveira para ajudar – foi vítima de uma queda recente e tem uma entorse no tornozelo –, a Movistar não lançou nem Enric Mas nem Miguel Ángel López. Quem respondeu ao colombiano foi Roglic. Favorito no contrarrel­ógio, nem precisava de arriscar, mas seguiu mesmo com Bernal e ajudou-o a aumentar a diferença até aos dois minutos. Na última subida do dia, a 7,5 km do alto, sacudiu o colombiano e arrancou para uma vitória que tera um capítulo no livro das lendas do ciclismo, até poqe foi das etapas de montanha mais rápidas de sempre – média de 40,5 km/h, apesar de serem 45 km a subir.

Roglicestá­acaminhode­vencer a terceira Vuelta consecutiv­a: terminou com 1m35s, a maior vantagem de sempre para o segundo na ascensão de Covadonga, e Eiking, que ainda caiu durante uma das descidas, desceu a 11.º. A Movistar, mesmo tendo segundo e terceiro, só salvou o pódio.Mas ficou a 2m22s e López a 3m11s, com o mal menor de terem alcançado Bernal, rebentado na última subida.

“Foi um festival à chuva. Acelerei com ele. Sentia-me bem”

Primoz Roglic

Jumbo-Visma “Roglic foi bravo e mereceu ganhar. Não tinha nada a perder e atacou comigo”

Egan Bernal

Ineos

 ??  ?? Primoz Roglic festejou o triunfo épico de punho
erguido
Primoz Roglic festejou o triunfo épico de punho erguido

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal