O Jogo

CONFORTO SOBRE RIVAIS NÃO SE VIA HÁ 17 ANOS

Com cinco vitórias nas primeiras cinco jornadas da Liga, águias lideram a prova com quatro pontos de avanço sobre Sporting e FC Porto, algo que não conseguiam desde 2004/05

- MARCO GONÇALVES

Sob o comando de Giovanni Trapattoni, os encarnados registavam à quinta jornada quatro pontos a mais do que os dragões e oito do que os verdes e brancos. No final, foram campeões

Com a vitória por 5-0 nos Açores, diante do Santa Clara, o Benfica fez o pleno de triunfos na Liga Bwin, benefician­do do empate no clássico entre Sporting e FC Porto para dilatar a vantagem sobre os rivais. O emblema comandado por Jorge Jesus conta agora com mais quatro pontos do que leões e portistas à quinta jornada, feito que não conseguia há 17 anos. A última vez que tinha semelhante, ou até maior, vantagem – e a única neste milénio–, tinhasidoe­m 2004/05, então com os encarnados a serem comandados por Giovanni Trapattoni.

Numa temporada em que acabou por vencer o campeonato, o Benfica, na liderança da prova, com 13 pontos, contava com mais quatro do que o FC Porto, então terceiro, e mais oito do que o Sporting (apenas no 14.º posto).

Com um arranque perfeito na Liga, Jorge Jesus iguala o registo alcançado na época transata, na qual, no regresso à Luz, também começou com cinco triunfos. Ocupando o primeiro lugar, tinha na altura um avanço de dois pontos para a formação de Rúben Amorim e cinco para a de Sérgio Conceição. O conforto não foi, contudo, suficiente, pois à 6.ª jornada o clube da Luz viria a perder com o Boavista, por 3-0 no Bessa – é também o próximo adversário na Liga Bwin, mas desta feita em casa –, perdendo a liderança para o Sporting, que se sagrou campeão.

A última vez que o Benfica alcançou mais do que cinco vitórias consecutiv­as a abrir o campeonato foi já em 1982/83, com Sven-Goran Eriksson como treinador, mas com um registo ainda longe do atual: as águias conseguira­m vencer os primeiros 11 jogos na prova.

 ??  ?? Titular nos Açores, Everton fez uma assistênci­a, oferecendo o 0-2 a Darwin
Titular nos Açores, Everton fez uma assistênci­a, oferecendo o 0-2 a Darwin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal