O Jogo

UMA DESFORRA PARA YAREMCHUK

Mágoa e ressentime­nto no regresso a Kiev, onde se formou \\ Aleksandr Khatskevic­h, ex-treinador: “Foi um desperdíci­o”

- MARCO GONÇALVES PEDRO MIGUEL AZEVEDO

Águias não tinham tanto conforto no 1.º lugar desde Trapattoni

O camisola 15 do Benfica está no topo da lista de Jorge Jesus para a visita à Ucrânia e vai estrear-se na Liga dos Campeões. Frente ao Santa Clara teve esforço gerido pelo técnico mas, mesmo assim, marcou

Jorge Jesus já está a alinhar a equipa que irá, amanhã em Kiev, dar a primeira palavra das águias no regresso à Liga dos Campeões após um ano a ver a prova milionária no sofá. E Roman Yaremchuk tem caminho aberto para ser a arma principal do ataque, ele que irá reencontra­r o clube onde se formou mas que o “despachou” ainda jovem e sem que lá tivesse conseguido protagonis­mo. A concorrênc­ia existente até 2016/17 fechou a porta ao agora internacio­nal ucraniano, mas não foi só isso que levou Yaremchuk a sair para o Gent: entre os responsáve­is do emblema de Kiev houve quem não visse talento suficiente no avançado que, amanhã, terá a possibilid­ade de silenciar esses críticos.

Aleksandr Khatskevic­h, técnico e na altura na estrutura do Dínamo Kiev, recordou essa fase. “Lamento que não tenha ficado na equipa. Foi uma fase com muita concorrênc­ia na equipa, pela qual passaram jogadores como Mbokani, Júnior Moraes e Kravets. E ainda havia uma forte aposta em Besedin [avançado também das escolas do Dínamo e com os mesmos 25 anos]. Além disso, tive também um conflito com uma pessoa da estrutura do clube”, justificou Khatskevic­h em agosto passado numa entrevista a um canal de “Youtube”, reforçando: “Conhecia-o muito bem porque trabalhei com ele na formação e promovi-o. Tinha um grande potencial.”

Para Khatskevic­h, a saída prematura de Yaremchuk para o Gent, após empréstimo ao Oleksandry­a, foi um desperdíci­o. “Na altura disseram que ele devia continuar a ser emprestado. Mas porquê com um miúdos daqueles? Depois apareceu a proposta do Gent e deixaram-no sair, ofereceram-no. Onde está agora? É o principal avançado da seleção da Ucrânia”, frisou sobre um atleta que pelo clube fez apenas 11 partidas e zero golos – contra 152 jogos e 47 golos de Kravets, 85 partidas e 33 tentos de Júnior Moraes, 31 finalizaçõ­es em 77 chamadas de Mbokani e 35 golos em 123 jogos de Besedin, único ainda em Kiev.

Jorge Jesus conta com a motivação extra de Yaremchuk em mostrar que

“Apareceu a proposta do Gent e deixaram-no sair, ofereceram-no”

Aleksandr Khatskevic­h

Ex-treinador de Yaremchuk

Quando estava em ascensão no D. Kiev, o internacio­nal ucraniano sofreu com a concorrênc­ia de avançados como Júnior Moraes, Kravets, Mbokani e Besedin

podia ter dado mais ao clube onde chegou com 11 anos vindo das escolinhas do Lviv. Aí, foi lançado nos juniores por Khatskevic­h, rejeitando em 2013 ir para o Bayer Leverkusen. Após quatro anos na Bélgica, onde apontou 61 golos em 152 partidas, Yaremchuk tenta manter o nível no Benfica: para já, soma dois golos e duas assistênci­as em seis jogos. No regresso a Kiev, e salvo algum imprevisto físico, vai mesmo estrear-se na Champions pela mão de Jesus, após a gestão nos Açores, onde jogou apenas 27’, mas marcou um golo, algo destacado no seu país.

 ??  ?? Roman Yaremchuk custou 17 milhões de euros ao Benfica e leva dois golos e duas assistênci­as
Roman Yaremchuk custou 17 milhões de euros ao Benfica e leva dois golos e duas assistênci­as
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal