O Jogo

Taça Continenta­l é do Sporting

Leões venceram [3-1] o LLeida

- PAULA CAPELA MARTINS

Na jornada de arranque do campeonato, o FC Porto venceu na receção ao Barcelos, uma semana depois de ter sido derrotado pelos minhotos na final da Elite Cup. Restaurar a confiança, como reconheceu o novo treinador Ricardo Ares, eraametade­umdragãoqu­ena últimatemp­oradaperde­uoestatuto de campeão para o Sporting. Com público na bancada – destaque para as presenças do presidente Pinto da Costa e do selecionad­or nacional Renato Garrido –, o duelo começou com o Barcelos eficaz no contra-ataque e a adiantar-se com os golos de Alvarinho e Centeno (reforços foram titulares).OFCPorto,semprecom três homens na frente, mostrou-se ofensivo, mas esbarrou numa muralha chamada ContiAceve­do.Atéaointer­valo o guarda-redes argentino parou tudo, travou três livresdire­tos e aguentou inclusive o under-play (inferiorid­ade numérica) da sua equipa, que foi para o descanso em vantagem, mas já com dois cartões azuis e dez faltas, tendo sido ao longo de todo o encontro alvo de um critério de arbitragem bem apertado. Na segunda parte, tudo mudou de bola parada:

Benedettob­ateuAceved­oduas vezes de livre-direto (azul e Queridoe15.ªfalta),empatando o jogo aos 33’. Gonçalo Alves, de penálti (42’), e de fora (45’), terminou a reviravolt­a. A 50 segundos do fim, Alvarinho, esquecido na área, reduziu, e o Barcelos, sem guardarede­s, ainda tentou o empate, mas sem êxito. A direção emitiu um comunicado, no qual sublinha: “Aos árbitros exigese imparciali­dade e retidão.

Devem pugnar pela verdade desportiva. O que se passou foi tudo menos isto. Foi vergonhoso!”, pedindo à federação que “haja em conformida­de”. O Barcelos informou ainda que nem todos os adeptos conseguira­m entrar no Dragão Arena: “É igualmente lamentável o que aconteceu com adeptos do OCB, que, já com bilhete adquirido, foram impedidos de apoiar nas bancadas a sua equipa”.

“O objetivo era recuperar a confiança. Podem estar orgulhosos desta equipa”

Ricardo Ares

Treinador do FC Porto “Dez jogadores de enorme qualidade encontrara­m um pressing forte mas também uma pista inclinada”

Rui Neto

Treinador do Barcelos

 ??  ?? Gonçalo Alves e Joca Guimarães na luta pela posse de bola
Gonçalo Alves e Joca Guimarães na luta pela posse de bola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal