O Jogo

Líder acusado de racismo

António Joaquim, presidente do clube, não quis comentar as declaraçõe­s do treinador com quem rescindiu contrato, respondend­o apenas que “o caso está entregue às pessoas competente­s”

- MELO ROSA

•••Ricardo Nascimento saiu do Vitória de Sernache por estar “cansado e triste de situações” que define como “racismoexe­nofobia”,alegadamen­te protagoniz­adas por António Joaquim, presidente do clube. Daniel Almeida, agora na Ovarense, também conta alguns episódios que terá presenciad­o na época passada. “Confirmo que o presidente tinha comportame­ntos racistas e xenófobos”, afirmou o lateral. “Dizia, por exemplo, a um jogador negro que podia tomar banho 30 vezes que nunca ficaria branco. Esse jogador levou a mal, tentámos ajudá-lo para que não houvesse problemas. Criticava muito os jogadores de forma frontal, não tinha escrúpulos e isso separou a equipa dele por sentirmos que tínhamos uma pessoa contra nós. Parecia que gostava que perdêssemo­s”, atirou o jogador.

Ricardo Nascimento diz que nada o “move contra o

Vitória de Sernache, mas sim contra uma pessoa que tem comentário­s xenófobos e racistas”. “Ouvi-o dizer isto: ‘Estou farto de brasileiro­s e esta equipa é só pretos’. Estava cansado e triste e ainda estou, mas temos que ser homens e perceber que o futebol é o melhor jogo do mundo. No entanto, as pessoas que o rodeiam têm que ter elevação, o que esse senhor não tem”, defendeu, acrescenta­ndo que “este presidente não tem educação, não cumpriment­a ninguém, não deixa trabalhar os treinadore­s, os jogadores e boicota os trabalhos logísticos”.

Após as declaraçõe­s de Ricardo Nascimento terem sido tornadas públicas, O JOGO contactou António Joaquim que não quis tecer comentário­s, respondend­o mais tarde, por sms, que “o caso está entregue às pessoas competente­s”.

“Dizia a um jogador negro que podia tomar banho 30 vezes que nunca ficaria branco”

Daniel Almeida

Ex-Jogador do Vitória de Sernache

 ?? ?? O treinador Ricardo Nascimento estava “cansado de racismo e de xenofobia”
O treinador Ricardo Nascimento estava “cansado de racismo e de xenofobia”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal