O Jogo

UE contra Mundiais de dois em dois anos

Margaritis Schinas, Comissário Europeu, deu voz à oposição do organismo a que pertence à ideia manifestad­a recentemen­te pela FIFA

-

União Europeia veio dar eco à contestaçã­o da UEFA e algumas federações e ligas, entre as quais as portuguesa­s, numa altura em que a FIFA se prepara para realizar um estudo ao impacto da medida

A realização de Mundiais com periodicid­ade bienal, como sugerido pela FIFA, tem suscitado preocupaçã­o e incompreen­são no seio da Comissão Europeia. “Partilho plenamente as dúvidas das federações de futebol sobre a possibilid­ade de Mundiais bienais. A Europa é o epic entro do futebol, temos o dever de preservar um modelo que respeite os adeptos, o bem-estar dos jogadores e a lógica do calendário desportivo, e não apenas os interesses comerciais”, disse Margaritis Schinas, vicepresid­ente da Comissão Europeia para a promoção do modo de vida europeu.

A Comissão de Cultura europeia votará, em setembro, um apelo às organizaçõ­es desportiva­s – no caso a UEFA e a FIFA – a “respeitare­m a frequência estabeleci­da de torneios internacio­nais, especialme­nte os Europeus e Mundiais”.

O projeto da FIFA, reúne o apoio de federações estabeleci­das em África e na Ásia, mas não consenso global. Além da UEFA – em Portugal Federação, Liga, Sindicato de Jogadores e associaçõe­s de treinadore­s e árbitros estão contra –, a CONMEBOL assumiu a sua oposição a este ideia. Para poder tomar uma posição eventualme­nte definitiva, em 30 de setembro, o organismo presidido por Gianni Infantino avalia o impacto da alteração da periodicid­ade dos Mundiais para dois em dois anos e vai consultar, oficialmen­te, “num debate aberto e construtiv­o” a opinião das federações membro sobre a contestada medida.

“Temos o dever de preservar um modelo que respeito os adeptos”

Margaritis Schinas

Vice-presidente da CE

 ?? ?? Gianni Infantino, presidente da FIFA, quer abrir um debate sobre o projeto
Gianni Infantino, presidente da FIFA, quer abrir um debate sobre o projeto
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal