O Jogo

Conceição baralha contas à esquerda

OPÇÕES Após dois jogos com Pepê na vaga de Díaz, Taremi surgiu a partir da ala no clássico. Na hora de mexer, Galeno teve prioridade

- FRANCISCO SEBE

Contra o Sporting, Mehdi e Fábio Vieira coexistira­m no onze e até foi o iraniano que se encostou mais à esquerda, posição que chegou a desempenha­r no passado. Pepê ainda entrou, mas para a direita...

•••Titular nos dois jogos que se seguiram à oficializa­ção da saída de Luis Díaz para o Liverpool, contra Marítimo e Arouca, Pepê parecia cimentar-se como primeira opção para a vaga deixada pelo colombiano. Porém, no clássico com o Sporting, Sérgio Conceição surpreende­u e mostrou uma nova alternativ­a para o corredor esquerdo, promovendo o regresso de Taremi ao onze, situação que se poderá repetir na receção à Lázio, da Liga Europa. Ao manter Fábio Vieira no centro, em apoio direto a Evanilson, permitiu que o iraniano rompesse a partir da ala canhota. Uma nova experiênci­a para Mehdi de azul e branco, que, até então, tinha atuado em zonas centrais, quer como homem mais adiantado, quer em jeito de número 10. O cartão de visita deixado ante os leões foi francament­e positivo, com a assistênci­a para o golo de Fábio e o tento (o 14.º esta época) que fixou o resultado final no Dragão (2-2).

Convém referir que quando cabeceou para o empate (78’), Taremi já se encontrava no eixo do ataque, numa fase em que o FC Porto dava o tudo por tudo para chegar ao golo. Nessa altura, o lado esquerdo tinha outro inquilino: Galeno, reforço de inverno contratado ao Braga. Ou seja, na hora de mexer na equipa, Conceição deu prioridade ao brasileiro - o primeiro a sair do banco, aos 57’ -, e só mais tarde, aos 74’, fez entrar os outros extremos que tinha no banco, Francisco Conceição e... Pepê. No caso do camisola 11, a função desempenha­da até foi a de um lateral direito muito ofensivo, no lugar de João Mário. Um papel que não é totalmente desconheci­do para o ex-Grémio, que, aquando da razia de lateraisdi­reitos, dividiu as despesas da posição com Bruno Costa.

Voltando a Taremi, importa referir que o clássico não foi, de resto, a estreia do avançado em terrenos mais laterais. Ainda que pontualmen­te, chegou a jogar mais encostado à esquerda no Rio Ave, o primeiro clube que represento­u em Portugal, e na seleção, quando Azmoun foi utilizado como referência ofensiva única.

Com esta opção, Conceição confirmou que tem vários planos desenhados para o pós-Díaz que vai adaptando consoante o momento dos jogadores e a ideia que tem para cada um dos jogos.

 ?? ?? Taremi atuou sobre a esquerda no clássico
Taremi atuou sobre a esquerda no clássico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal