O Jogo

Futuro de Uribe espera pelo fim da temporada

TITULAR Médio completou ontem 31 anos e prepara-se para entrar na última época de ligação ao clube. Concentraç­ão na vertente desportiva adia discussões concretas sobre a eventual renovação

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

SAD apontou para o valor da cláusula de rescisão (60 M€) nas abordagens que recebeu no último defeso e o colombiano respondeu com o melhor rendimento desde que chegou. Sair a custo zero é perigo a evitar.

Com pouco mais de uma temporada de ligação ao FC Porto, Uribe completou, ontem, 31 anos sem saber o que o futuro lhe reserva. A importânci­a do médio no plantel, bem como o rendimento apresentad­o ao longo da época, são um convite ao prolongame­nto do contrato, mas a corrida pela conquista do campeonato tem dominado a atenção de todos nesta altura, pelo que, segundo informaçõe­s recolhidas por O JOGO, as duas partes ainda não conversara­m seriamente sobre o tema. Ainda assim, é objetivo dos portistas evitarem uma situação idêntica à de Mbemba, que se prepara para sair como jogador livre, e à de Corona, vendido em janeiro ao Sevilha abaixo do valor de mercado que lhe era atribuído. Principalm­ente após a valorizaçã­o que Mateus conseguiu desde que trocou o futebol no continente americano pelo europeu. O colombiano chegou ao Dragão a valer dez milhões de euros, mas, de acordo com o portal Transferma­rkt, fechou 2021 com uma avaliação de 16 M€.

Embora no plano desportivo a renovação surja como o caminho ideal a seguir pelo FC Porto, existem outros aspetos que poderão pesar na decisão. Uribe nunca escondeu que tem o sonho de jogar em Inglaterra e, no último defeso, existiram sondagens de clubes dessas latitudes no sentido de perceber a disponibil­idade dos dragões para o negociar. Pela influência do médio na estratégia de jogo idealizada por Sérgio Conceição,

a SAD apontou sempre para a cláusula de rescisão, fixada nos 60 milhões de euros, e conseguiu afugentar os interessad­os, que olharam para a verba como excessiva para um jogador na casa dos 30 anos. A verdade é que, desde então, o colombiano só melhorou. Com, pelo menos, mais oito desafios para realizar até cair o pano sobre 2021/22 - poderão ser nove, se a presença na final da Taça de Portugal for confirmada -, Mateus já leva tantas ações decisivas como em 2020/21 (seis), mesmo tendo tarefas mais defensivas que outros companheir­os do setor. O “8” portista, contratado com o objetivo de fazer esquecer Herrera, marcou a Arouca, Feirense, Vizela e Lázio e assistiu com V. Guimarães e Braga. Trunfos que poderá jogar quando as partes se sentarem para conversar.

 ?? ?? Mateus leva seis ações decisivas esta temporada: quatro golos e duas assistênci­as
Mateus leva seis ações decisivas esta temporada: quatro golos e duas assistênci­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal