O Jogo

“PORTISTAS GOSTAM DE GENTE QUE ODEIA PER DER"

SÉRGIO CONCEIÇÃO Treinador diz que os adeptos querem títulos e que se não os conseguir a sua imagem será menos positiva

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Apesar da vantagem, Conceição não assume o favoritism­o na corrida pelo título e diz que esta paragem serve para “respirar”, mas lembra que não sabe como vão regressar os internacio­nais.

No final de uma palestra sobre “treino em diferentes contextos competitiv­os”, em que participou a convite da Associação Nacional de Treinadore­s de Futebol, Sérgio Conceição não assumiu o favoritism­o na corrida pelo título e procurou fintar uma pergunta sobre o seu futuro no banco dos portistas, admitindo que a sua imagem perante os adeptos será menos positiva se não conquistar o campeonato.

Como é que o FC Porto vai gerir emocionalm­ente a vantagem para o Sporting?

—Como sempre disse, as vitórias só fazem sentido se no final ganharmos o título, que tanto ambicionam­os. Não vale a pena pensar nos jogos que faltam , mas sim em preparar da melhor forma os poucos jogadores que ficaram. E quando os outros voltarem das seleções preparar o Santa Clara. É esse o foco perante o resto do calendário, não só no campeonato como na meia final da Taça, com o Sporting.

Nesse sentido, esta pausa é positiva?

—Sim, para ser sincero. Mas o grande problema é que esta pausa não é para todos. Ficamos sem muitos internacio­nais que vão ter viagens e jogos importante­s. Nesse sentido, não sei o que será melhor... Mas vou ter algum tempo para respirar depois deste ciclo incrível e isso é sempre positivo.

Ter Taremi, Pepe e Pepê em dúvida para o Santa Clara tira-lhe o sono?

—Não tira o sono, mas queremos ter sempre todos à disposição. No Bessa, não contámos com o Taremi quando estávamos para entrar em campo e, depois, o FábioVieir­a fez o golo da vitória. É importante realçar o grupo de trabalho e a aceitação dos jogadores que não têm tantos minutos. Vamos precisar de todos. Se não se prepararem bem no dia a dia, vai ser mais difícil terem resultados positivos como foi o caso do Fábio Vieira.

Ser considerad­o o principal candidato ao título é uma motivação ou uma responsabi­lidade extra?

—Quando representa­mos o FC Porto, ou um outro clube que luta por títulos, há sempre essa responsabi­lidade de dar o melhor. Diariament­e temos de trabalhar no limite para tentar conseguir ganhar títulos.

Mas assume esse favoritism­o?

“O grande problema é que esta pausa não é para todos. Ficamos sem muitos internacio­nais que vão ter viagens e jogos” Sérgio Conceição Treinador do FC Porto

—Nãoéf avo rit is mo,é um pensamento meu, como será do Rúben [Amorim] e do [Nélson]Veríssimo... Com o [Carlos] Carvalhal a aproximar cada vez mais o Braga, como quarto grande. Todos pensam da mesma forma. No início, todosparte­m do zero e coma ambição no máximo.

Os adeptos do FC Porto podem contar com o Sérgio Conceição na próxima época?

—Os adeptos do FC Porto gostam de gente que odeia perder, que gosta de ganhar. Se eu não ganhar, não vou ser tão simpático aos olhos dos adeptos do FC Porto, acredite.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal