O Jogo

Diogo Costa a um passo de terreno desconheci­do

Guarda-redes atravessa uma das melhores fases no campeonato desde que ganhou o estatuto de número 1 e procura, em Guimarães, somar a quarta jornada consecutiv­a sem sofrer

- BRUNO FILIPE MONTEIRO

Guardião só precisa de mais um jogo “a zero” para igualar o registo de Helton e Casillas (13) na época de estreia como titulares. Marca de Baía (20) está fora de alcance e a de Marche (18) requer final perfeito.

Volvida quase uma volta no campeonato, Diogo Costa encontra-se novamente a um pequeno passo de atingir uma sequência inédita de jogos sem sofrer golos na competição. O guarda-redes atravessa a melhor fase da carreira no FC Porto, confirmada pela estreia como titular em encontros oficiais da Seleção Nacional, e apresenta-se em Guimarães, no domingo, para tentar engatar a quarta jornada consecutiv­a sem ser batido.Oencontrop­erspetiva-se como um dos mais difíceis dos azuis e brancos e poderá implicar trabalhos extras para o internacio­nal português de 22 anos, que em dezembro chegou a ameaçar a entrada num terreno que ainda lhe é desconheci­do. Na altura, Diogo foi capaz de tapar todos os caminhos para a baliza dos dragões a Portimonen­se, Braga e Vizela, mas, mesmo antes de fechar o ano de 2021, viu o benfiquist­a Yaremchuk devolvêlo à estaca zero.

A turbulênci­a por que passou o setor mais defensivo durante esse período, em que esteve quase dois meses privado da principal referência (Pepe), acabou por dificultar um pouco a missão de Diogo Costa em manter os adversário­s a zero. Mesmo assim, o guarda-redes que nasceu na Suíça chega a esta fase da época a morder os calcanhare­s aos seus antecessor­es em matéria de jogos sem sofrer golos no ano de estreia com o estatuto de número 1 do clube. O internacio­nal luso leva 12, apenas menos um do que Helton na temporada de 2006/07 – na anterior ainda dividia a titularida­de com Vítor Baía – e Iker Casillas em 2015/16. Os 18 com que Marchesín encerrou 2019/20 ainda poderão ser alcançados por Diogo, mas obriga-o a uma reta final de campeonato perfeita, quando a equipa de Sérgio Conceição tem três deslocaçõe­s teoricamen­te complicada­s: Guimarães (domingo), Braga e... Benfica. Inatingíve­l está já o registo do primeiro detentor da camisola 99 (Baía), que, em 1988/89, completou 20 jornadas sem ir buscar a bola ao interior da sua baliza, começando aí a construir um legado que, até ao momento, ainda ninguém conseguiu ameaçar.

 ?? ?? Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, está a passar por um grande momento desportivo
Diogo Costa, guarda-redes do FC Porto, está a passar por um grande momento desportivo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal