O Jogo

Weigl é máquina de alta cilindrada na Champions

Em média por jogo, o alemão percorre 11,9 quilómetro­s, registo apenas igualado pelo compatriot­a do Bayern, Kimmich. Mas o médio do Benfica percorreu, ao todo, maior distância

- PEDRO MIGUEL AZEVEDO

A O JOGO, o treinador Daniel Ramos reconhece que os números de Weigl na Champions são muito positivos e indicadore­s de um jogador “com capacidade de resposta”, ainda para mais na exigência da prova.

Julian Weigléo jogador ainda em ação na Liga dos Campeões que maior quantidade de terreno cobre, em média, por partida. De acordo com os registos da UEFA e já depois de concluídos todos os jogos da primeira mão dos quartos de final, o alemão fez em média 11,9 quilómetro­s por cada partida, ele que bate nesse valor toda a concorrênc­ia da elite europeia menos Kimmich, do Bayern, que cobriu igual distância. No entanto, em termos globais, o médio das águias supera o seu compatriot­a no acumulado de quilómetro­s feitos desde a fase de grupos até à última partida: nos oito encontros em que participou Weigl já calcorreou um total de 95,4 quilómetro­s, Kimmich ficou lá atrás nos 83,6.

“Num médio qualquer valor acima dos 11 quilómetro­s por jogo é sempre muito bom, ainda para mais numa Liga dos Campeões. Numa Champions os registos de intensidad­e costumam ser maiores do que no campeonato e essa média do Weigl é muito significat­iva. Indica que está com capacidade de resposta e do que é a exigência de uma prova onde encontrou equipas fortíssima­s”, explica o técnico Daniel Ramos, desafiado por O JOGO a analisar este registo do germânico.

Neste momento, e dos atletas ainda na Champions, só Parejo e Capoue, ambos do Villarreal, correram mais que o alemão, respetivam­ente 101,1 e 99 quilómetro­s. Mas ambos apresentan­do uma média inferior nas distâncias por jogo. “Weigl tem, neste momento, uma grande abrangênci­a de jogo, vejo-o como um ‘box to box’ com capacidade de cobrir esse terreno o que, aliás, acaba por explicar esses registos de quilómetro­s que tem feito”, vinca Daniel Ramos.

Já no comparativ­o com Taarabt e com João Mário, os mais habituais colegas de Weigl no corredor central, o camisola 28 “esmaga”: o marroquino cobriu em média 4,6 quilómetro­s/jogo, o português 8,3.

Camisola 28 é o médio com mais minutos

Aindana Champions, con siderando as duasp ré-eliminatór­ias comSp ar tak de Moscovo e PSV à fase final da prova, Weigl é também o médio com mais tempo acumulado nas pernas, com 1061 minutos. Apenas é batido na utilização pelos seus colegas da defesa Grimaldo (1127’) e Otamendi (1080’).

“Num médio qualquer valor acima dos 11 quilómetro­s por jogo é sempre muito bom, ainda para mais numa Champions, onde os registos de intensidad­e costumam ser maiores do que no campeonato”

“Weigl tem, neste momento, uma grande abrangênci­a de jogo, vejo-o como um ‘box to box’”

Daniel Ramos

Treinador

 ?? ?? Weigl em duelo com Naby Keita no último embate com o Liverpool
Weigl em duelo com Naby Keita no último embate com o Liverpool

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal