O Jogo

“Petit tem uma forma particular de falar”

O estilo de comunicaçã­o do treinador, baseado na experiênci­a como jogador, agrada a Sebastián Pérez, algo que facilitou a adaptação às suas ideias

- CRISTINA AGUIAR

O internacio­nal colombiano está num momento muito positivo da carreira, assim como a equipa, agora, mais “tranquila e confiante” após o último triunfo no campeonato, em Famalicão.

As portas do Estádio do Bessa voltaram a abrir-se aos olhares dos jornalista­s para o primeiro quarto de hora de treino e para uma breve conversa com Sebastián Pérez. O titular da equipa de Petit pediu desculpa por ainda não dominar a língua de Camões, mas apresentou excelente compreensã­o à formulação das perguntas. O português pode não ser o seu forte, o que interessa é o que o treinador vê nele para o meiocampo. Nesse aspeto, Sebastián Pérez tem correspond­ido às expectativ­as e, de uma forma gradual, tem vindo a afirmar-se como peça fundamenta­l naquele ponto do terreno. O que mudou, então, em relação ao passado recente? “Confiança. Quando temos a possibilid­ade de jogar muitos jogos, em algum momento tudo sai e flui. Estou tranquilo e a fazer uma boa época. Espero cumprir os seis jogos que restam de igual forma”, explicou o colombiano, que graças aos desempenho­s no Boavista regressou à seleção do seu país, embora tenha ficado “triste” pelo afastament­o do Mundial.

O foco, frisou o médio, é a equipa de Petit, um treinador que “tem uma maneira particular de falar” com os atletas. “Foi jogador e conhece bem o que se sente. Adaptámo-nos à sua ideia, que caiu bem na equipa. Ele sabe muito bem como nos sentimos no treino e em cada jogo”, reforçou, especifica­ndo a experiênci­a do ex-médio que represento­u o Boavista, o Benfica e a seleção portuguesa.

O ambiente, ontem de manhã, estava calmo e notavase confiança, fruto do resultado recente no campeonato, que abre boas perspetiva­s para a reta final. “Estamos a pensar de uma forma positiva, depois de uma vitória muito importante em Famalicão.

Estamos focados no jogo com o Arouca, é uma luta com poucos pontos de diferença, e sabemos que ficaremos ainda mais tranquilos se vencermos. A vitória dá sempre confiança e permite trabalhar mais tranquilam­ente. Temos seis jogos difíceis contra rivais diretos. Estamos a jogar bem”, disse o médio, ciente da necessidad­e de encher o Bessa de festa por um triunfo que ainda não aconteceu em 2022. O Arouca “é uma equipa sólida e traz também a alegria e a tranquilid­ade pela vitória sobre o Gil Vicente. Vamos estar muito focados e vamos analisar os vídeos dos jogos deles para os conhecer melhor.”

Sebastián Perez veio para o Boavista em 2020/21, cedido pelo Boca Juniors, e acabou por se tornar um dos ativos da SAD, que exerceu a opção de compra do passe

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal