O Jogo

OLIVEIRA É O MAIS LENTO

Português sentiu problemas nas travagens e vai ter de mudar quase tudo para a qualificaç­ão do Grande Prémio das Américas. Subir de 24.º para os dez primeiros será tarefa árdua

- CARLOS FLÓRIDO

Em busca de um bom resultado antes do Grande Prémio de Portugal, o almadense não poderia ter entrado pior em Austin, onde a Ducati impõe a velocidade de ponta e a KTM está em dificuldad­es.

“Estamos a ter dificuldad­es a travar e a entrar nas curvas”, lamentou Miguel Oliveira em Austin, no Texas, onde se deparou com uma situação única na sua brilhante carreira de quatro anos no MotoGP: foi o último no final do primeiro dia de treinos livres, a 2,8 segundos de Johann Zarco, mais rápido com uma Ducati da Pramac.

A KTM foi de longe a mais fraca das seis motos em ação no Grande Prémio das Américas, ficando com Brad Binder como melhor, na 13.ª posição, a quase um segundo das Ducati, que colocaram três pilotos nos quatro primeiros lugares. O sul-africano achou a pista “muito melhor” com o novo asfalto e acredita que tendo “grandes técnicos” vai estar bem na qualificaç­ão, pois diz ter “claro o que é preciso mudar”.

Diferente é situação de Oliveira,

pela primeira vez superado pelos rookies da KTM, Remy Gardner e Raul Fernandez, em ambos os treinos. Entrando mais rápido do que de manhã, atingiu os 2m05,342s na sua oitava de 15 voltas, o que o deixava na altura em 22.º. Não melhorando, mesmo depois de reentrar com um pneu duro à frente e trocando o médio por um macio atrás, baixou a último.

O problema da sua KTM, considerou o português, “é único”. “O que funcionou o

Miguel Oliveira teve um primeiro dia em Austin para esquecer ano passado não está a funcionar agora. Vamos ter de seguir uma direção diferente”, confessou Oliveira, lamentando o resultado: “Tudo o que tentamos não foi resposta aos nossos problemas”.

Hoje, o português terá o terceiro treino livre para tentar chegar aos dez mais rápidos, caso contrário irá à qualificaç­ão dos 14 últimos (20h35). A corrida de amanhã será às 19h00 (Sport TV).

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal